Guarulhos: 2ª maior cidade de SP vai às urnas com racha na direita
Pesquisas em Guarulhos indicam que Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL) disputarão voto a voto uma vaga no segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A eleição à Prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade de São Paulo, foi marcada por um racha na direita que opôs, ao longo da campanha, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Valdemar Costa Neto, cacique que comanda o Partido Liberal nacionalmente.
A disputa em Guarulhos começou, em agosto, com o ex-prefeito da cidade Elói Pietá (Solidariedade) à frente nas pesquisas e o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) em segundo lugar. Até o final daquele mês, os levantamentos indicavam que a briga entre Pietá e Xerife seria levada ao 2º turno na cidade.
Mas o crescimento de Lucas Sanches (PL) nas pesquisas tornou esse cenário incerto às vésperas da eleição. No último levantamento do instituto Paraná Pesquisas na cidade, no início de setembro, Sanches apareceu numericamente à frente do candidato do Republicanos e passou a disputar com ele o segundo lugar.
A ascensão de Lucas Sanches colhe frutos da aposta do candidato em uma postura que se aproxima a de Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela Prefeitura da capital. Ele repete frases como ser o “único de direita” entre os candidatos, e durante um debate recente, gesticulou para câmeras e fazer sinal com o número de seu partido.
Apesar de ser do partido de Jair Bolsonaro, Lucas Sanches não recebe o apoio do ex-presidente, que está do lado de Xerife na disputa, junto com o governador Tarcísio. Com 28 anos, ele é ex-vereador de Guarulhos e iniciou sua carreira política pelo MBL, grupo que abandonou após criticar os rumos que ele levava.
Lucas Sanches teve candidatura apoiada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e, o que tem lhe rendido acusações por parte de Xerife de que ele estaria sendo usado pelo cacique político para governar indiretamente a cidade. Em contra ataque, Sanches levanta suspeitas de Xerife com a direita, acusando o candidato de ter relação com o PT no passado.
A pesquisa estimulada feita há cerca de um mês da eleição mostrou Elói Pietá com 31,4%, Lucas Sanches, com 20,4%, e Jorge Wilson Xerife Consumidor, com 17,1% – com a margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Esquerda também dividida
A disputa política dentro do mesmo campo político não é exclusividade da direita em Guarulhos. Favorito nas pesquisas, Elói Pietá foi prefeito de Guarulhos entre 2001 e 2009 pelo PT e ajudou a fundar o partido na cidade.
Em janeiro deste ano, entretanto, ele decidiu se desfiliar ao Solidariedade após a decisão do partido em apoiar o nome do deputado federal Alencar Santana na disputa eleitoral. Agora, os dois disputam os votos dos eleitores de esquerda, com Santana em quarto lugar nas pesquisas.