metropoles.com

Guarujá quer implementar imposto para turistas a partir de 2025

Secretaria do Meio Ambiente pretende enviar à Câmara projeto que prevê criação de taxa para circulação e permanência de veículos na cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Prefeitura Guarujá
imagem colorida mostra praia no guarujá - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra praia no guarujá - metrópoles - Foto: Divulgação / Prefeitura Guarujá

São Paulo – A Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá quer implementar, até 2025, a cobrança de diárias sobre o ingresso e a permanência na cidade de veículos de fora da Baixada Santista por mais de 3 horas. A pasta informou que o projeto de lei para instituir a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), como deve ser chamado o tributo, será encaminhado à Câmara Municipal até maio.

O plano inicial da secretaria prevê que o valor da TPA varie de acordo com o porte do veículo. O valor pode chegar a até R$ 119,28, o equivalente a 28 unidades fiscais do município.

O projeto de lei foi apresentado à população em uma primeira audiência pública, realizada no dia 24 de novembro de 2023, no Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá.

A princípio, a ideia seria enviar o projeto à Câmara até o fim do ano passado, o que permitiria que o tributo começasse a ser cobrado neste ano. Segundo a pasta, diante do princípio da anualidade, que prevê que tributos criados sejam lançados apenas no exercício financeiro seguinte, a TPA só pode começar a ser cobrada no ano que vem.

Isenção para moradores da Baixada

A aplicação da lei será exclusiva para visitantes. Moradores das nove cidades da Baixada Santista serão isentos, assim como os que frequentam o Guarujá a trabalho.

Os condutores terão até 72 horas para registrar a entrada. Caso não haja registro, o município emitirá um boleto de pagamento correspondente ao valor das diárias. A lei ainda prevê multa.

Se a lei for implementada, a prefeitura deve contratar uma empresa terceirizada para realizar a fiscalização eletrônica e instalar câmeras no município. A arrecadação será destinada ao custeio de serviços públicos e investimentos em saneamento ambiental. O intuito é potencializar a fiscalização, proteção e conservação de território.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?