metropoles.com

Greve vai impactar milhões em SP nesta 3ª; veja os serviços afetados

Greve de funcionários de Metrô, CPTM e Sabesp vai provocar suspensão de aulas na rede estadual; rodízio está suspenso e ônibus terão reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida de pessoas pegando ônibus
1 de 1 Imagem colorida de pessoas pegando ônibus - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — A greve de 24 horas dos funcionários do Metrô, da CPTM e da Sabesp, convocada para esta terça-feira (3/10) contra o plano de concessões e privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), impacta a rotina de milhões de pessoas na capital paulista e na Grande São Paulo.

Além de afetar cerca de 4,2 milhões de passageiros que usam diariamente as linhas de trem e metrô, o movimento grevista levou os governantes a decretarem ponto facultativo para diversas atividades na região metropolitana, incluindo escolas e unidades de saúde.

A seguir, o Metrópoles lista quais serviços serão afetados pela greve ao longo desta terça-feira e quais irão funcionar, para que você se programe antes de sair de casa.

Metrô

A paralisação prevista pelos metroviários afeta a operação das linhas de metrô 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) e 3-Vermelha (Barra Funda-Itaquera) e a 15-Prata (Vila Prudente-Jardim Colonial) do monotrilho, todas operadas pelo Metrô, estatal do governo paulista.

Já as linhas 4-Amarela (Luz-Vila Sônia) e 5-Lilás (Capão Redondo-Chácara Klabin), que foram concedidas à iniciativa privada, funcionam normalmente, das 4h40 à meia-noite.

A pedido do Metrô, a Justiça do Trabalho determinou o funcionamento de 100% dos serviços no horário de pico — das 6h às 9h e das 16h às 19h — e de 80% nos demais horários, sob pena de aplicação da multa no valor de R$ 500 mil.

CPTM

A greve atinge as linhas 7-Rubi (Luz-Jundiaí), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes), 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto de Guarulhos), todas operadas pela CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Concedidas pelo governo à ViaMobilidade, as linhas 8-Diamante (Julio Prestes-Armador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco-Mendes-Vila Natal) funcionam normalmente, das 4h à meia-noite.

Ônibus

Todos os ônibus do sistema municipal de transporte da capital paulista serão colocadas em circulação na cidade ao longo desta terça-feira. Segundo a prefeitura, 25 linhas farão um trajeto ampliado para diminuir os efeitos da greve. Outras 13 linhas consideradas estratégicas, como a  5110/10, que faz trajeto similar ao monotrilho da Linha 15-Prata, foram reforçadas.

Rodízio

O rodízio foi suspenso nesta terça para veículos com placas finais 3 e 4. Com isso, os carros poderão circular normalmente entre 7h e 10h e entre 17h e 20h. Continuam valendo o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as restrições de caminhões e fretados nas zonas máximas de circulação.

Escolas

Creches e escolas municipais da capital paulista funcionam normalmente nesta terça, assim como as escolas particulares. Já nas escolas estaduais, as aulas foram suspensas tanto na cidade de São Paulo quanto na região metropolitana.

Unidades de saúde

As unidades de saúde municipais terão atendimento normal. Já nas unidades estaduais, como nos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), o governo decretou ponto facultativo. Com isso, exames e consultas precisarão ser reagendados.

Bancos

Todas as agências bancárias vão funcionar normalmente nesta terça, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no horário padrão, das 10h às 16h.

Poupatempo

Ficará fechado por causa do ponto facultativo. Atendimentos com horário marcado precisarão ser reagendados.

Câmara

A Câmara Municipal de São Paulo suspendeu seu expediente presencial. Os servidores terão de compensar as horas não trabalhadas a partir do próximo dia útil.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) também liberou os funcionários para trabalho remoto, exceto as equipes mínimas necessárias para o atendimento ao público e a realização de atividades presenciais urgentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?