metropoles.com

Greve do metrô de SP: assembleia suspende paralisação prevista para 3ª feira

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (14/8), metroviários decidiram suspender a greve prevista para terça-feira em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
foto colorida: Funcionário do metrô (com camisa azul) verifica catraca da estação Palmeiras-Barra Funda do metrô, em São Paulo
1 de 1 foto colorida: Funcionário do metrô (com camisa azul) verifica catraca da estação Palmeiras-Barra Funda do metrô, em São Paulo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São Paulo — O Sindicato dos Metroviários de São Paulo suspendeu a greve que estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (15/8). A decisão foi tomada após votação realizada em assembleia na noite desta segunda-feira (14/8), na capital paulista. Foram 2.465 votantes e 78,8% decidiram pela suspensão — 1.943 pessoas.

A suspensão da greve foi defendida pela direção do próprio sindicato, que apontou como motivo o adiamento do edital de terceirização da manutenção do Pátio Oratório. A cúpula da entidade apontou também a necessidade de luta unificada contra a privatização do Metrô, da CPTM e da Sabesp.

Apesar da suspensão da greve, o sindicato anunciou um calendário de atividades até outubro, para quando está prevista uma paralisação unificada de Metrô, CPTM e Sabesp. Nesta terça, por exemplo, haverá um ato contra as privatizações na Estação Barra Funda.

O sindicato anunciou na última quinta-feira (10/8), em comunicado, que um dos motivos da paralisação seria o plano de privatização de todas as linhas do Metrô pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os metroviários também criticam a terceirização de postos de trabalho.

Durante os preparativos para a possível paralisação, os metroviários chegaram a anunciar que aceitariam trabalhar com catracas livres nesta terça.

Se fosse em frente, a greve deveria seguir regras impostas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. A Justiça determinou que o sindicato deveria garantir, numa possível greve, 70% dos serviços no horário de pico e 30% nos demais períodos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?