Cinco programas gratuitos celebram o Dia da Consciência Negra em SP
Shows, saraus e exposições são destaques da programação do fim de semana do Dia da Consciência Negra. E o melhor: tudo de graça!
atualizado
Compartilhar notícia
Dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Neste fim de semana (19 e 20/11), a cidade de São Paulo está cheia de programas voltados à cultura afro-brasileira e à produção de artistas negros. Entre shows, concertos e exposições, o Metrópoles selecionou cinco atividades gratuitas. Confira:
Mestre Negro: A música de Moacir Santos
O sexteto formado pelos professores e alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim prestam um tributo ao maestro Moacir Santos no Theatro São Pedro. No repertório, estão o samba “Sou Eu” e o jazz “Kathy”. A entrada é franca e os ingressos podem ser reservados pelo site ou retirados na bilheteria no dia do evento.
R. Dr. Albuquerque Lins, 207 – Barra Funda. Sáb. (19/11) às 11h. Grátis. Site: theatrosaopedro.org.br.
Individual de José Adário dos Santos, na galeria Galatea
Celebrado escultor nos terreiros de candomblé na Bahia, José Adário dos Santos, também conhecido como Zé Diabo, faz sua primeira exposição individual em São Paulo. Chamadas de ferramentas de santo, as peças trazem, de forma geometrizada, signos e aspectos gráficos vinculados à mitologia de cada orixá representado. A exposição reúne mais de cinquenta esculturas e inaugura o espaço expositivo da galeria Galatea, fundada este ano pelos galeristas Conrado Mesquita e Antonia Bergamin e pelo curador Tomás Toledo.
R. Oscar Freire, 379 – Jardins. Seg./sex.: 10h/19h, sáb.: 11h/15h. Até 20 de dezembro. Site: www.galatea.art.
“Atendendo aos Pedidos” – show de Zezé Motta
O show nasceu para atender aos fãs, que pediam por músicas que não estavam no repertório da vez. Embora seja mais conhecida como atriz, Zezé Motta está nos palcos cantando desde o fim dos anos 1970. Em apresentação única no Teatro Sérgio Cardoso, a atriz traça uma linha do tempo de sua carreira musical, entoando canções como “Senhora Liberdade” (Wilson Moreira e Nei Lopes), “Trocando em Miúdos” (Chico Buarque e Francis Hime) e “Dores de Amores” (Luiz Melodia). A entrada é franca e os ingressos podem ser reservados no site sympla.
R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. Dom. (20) às 20h. Grátis. Site: teatrosergiocardoso.org.br
Entrada gratuita e I Festival Ocupa MAB no Museu Afro Brasil
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil (MAB) realiza o I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia, com feira gastronômica, oferecendo quitutes da culinária afro-brasileira e africana, e atrações musicais. No sábado (19/11), acontece o cortejo do Maracatu Nação Kambinda (14h); apresentações de samba de roda das comunidades Samba Bate Fundo (15h) e Samba no Asfalto (16h); e pocket show de Anelis Assumpção (18h). No Domingo (20/11), é a vez das bandas de samba-rock Clube do Balanço (16h) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (17h) se apresentarem. A entrada para conhecer o MAB será gratuita no fim de semana. Fundado pelo artista e curador Emanoel Araújo, o acervo do museu conta com mais de 8 mil obras e apresenta diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como religiosidade, arte e história.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10 – Vila Mariana. Sáb./dom.: 10h/17h Grátis. Site: museuafrobrasil.org.br.
Entrada gratuita e “Sarau Língua Afiada” no Museu da Língua Portuguesa
Neste fim de semana (19 e 20/11), a entrada no Museu da Língua Portuguesa é gratuita. No Sábado (19/11), das 12h às 14h, acontece o “Sarau Língua Afiada”. Sob o comando do ativista cultural Sérgio Vaz, a atividade terá como convidados o Sarau da Guilhermina e o DJ Zeca, além do microfone aberto para quem quiser participar. Tanto sábado quanto domingo, o educativo do museu fará as visitas temáticas: “Mulheres no Samba”, a partir das 10h, sobre o papel de mulheres, sobretudo negras, no ritmo musical; e “As Contribuições das Línguas Bantu para o Português do Brasil”, às 13h, em que os educadores vão mostrar várias palavras do português que têm origem em línguas africanas.
Pça. da Luz, s/nº – Centro. Sáb. e dom. 9h/16h30. Grátis. Site: museudalinguaportuguesa.org.br.