Grafite, projeção em prédio e filme em telão: o tributo a Pelé em SP
Diversas homenagens a Pelé ganharam as ruas da capital paulista desde o anúncio da morte do Rei do Futebol na quinta-feira (29/12)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um telão vertical de led, com sete metros de altura, instalado no Viaduto do Chá, em frente ao prédio da Prefeitura, no centro da capital, vai exibinr pelos próximos sete dias cenas da carreira de Pelé.
Esta é uma das diversas homenagens que o Rei do Futebol vem recebendo na cidade de São Paulo, desde que foi anunciada a morte do ex-jogador, aos 82 anos, nessa quinta-feira (29/12).
A instalação do painel foi determinada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e exibe em looping um filme de 4 minutos, com gols, jogadas e comemorações do Atleta do Século.
Ao fim de cada projeção, lê-se a frase: “O camisa 10 de todos os camisas 10”. O mesmo vídeo será exibido na programação do Réveillon na Paulista, na noite deste sábado (31/12).
Projeções
A fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, no bairro do Morumbi, zona sul, recebeu uma iluminação especial, com a combinação verde-amarela.
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) decretou luto oficial de sete dias em todo o estado, assim como fez o prefeito da capital. E o prédio-sede da Secretaria Estadual de Esportes deve ganhar o nome de Edson Arantes do Nascimento.
A fachada do prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, também presta homenagem a Pelé, com a projeção de uma imagem do Rei.
Grafite
No extremo sul da cidade, a homenagem vem das ruas, por meio do grafiteiro Andreson Grafite, que fez um desenho com o rosto de Pelé em um muro da Avenida Senador Teotônio Vilela, região de Interlagos, nesta sexta-feira (30/12).
No mesmo local já estão grafitados os rostos do ex-jogador de futsal Falcão e do influenciador digital Luva de Pedreiro.
Clubes
Clube de futebol contra o qual Pelé mais vezes marcou gols na carreira — foram 50, ao todo –, o Corinthians exibe imagens do Rei no imenso telão da fachada da Neoquimica Arena, em Itaquera.
Já o São Paulo irá respeitar luto oficial de três dias, quando as bandeiras do estádio do Morumbi e dos seus centros de treinamento ficarão a meio-mastro. O Palmeiras também manterá as bandeiras de sua sede nessa mesma condição por sete dias, período de seu luto oficial.
Hospital
Durante o dia, fãs de Pelé prestaram homenagem ao ex-jogador em frente ao Hospital Albert Einstein, zona sul de São Paulo, onde ele morreu com falência múlplica dos órgãos. Pelé lutava contra um câncer no cólon desde setembro de 2021.