Governo testa sistema de alerta em celulares contra desastres
São Sebastião, no litoral paulista, é uma das cidades que receberá os primeiros testes da nova tecnologia, que emite alertas em celulares
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governo federal anunciou, na manhã desta quarta-feira (7/8), a implementação do projeto-piloto do sistema de alertas contra desastres em celulares, o “Defesa Civil Alerta”, com avisos que vão “invadir” a tela com sons e vibrações.
A tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com as quatro grandes operadoras nacionais de telefonia, será executada inicialmente em 11 municípios brasileiros, entre eles São Sebastião, no litoral de São Paulo.
De acordo com a prefeitura da cidade, o teste do sistema acontecerá no próximo sábado (10/8). Os alertas serão transmitidos via rede de telefonia celular com aviso sonoro e vibratório, mesmo em celulares no modo silencioso, sem necessidade de cadastro prévio. Tanto moradores quanto visitantes — inclusive estrangeiros — receberão os avisos.
A cidade já conta com um sistema de sirenes que avisam os moradores quando os rios atingem um nível acima do normal. Na Vila Sahy, onde 64 pessoas morreram durante uma forte chuva em fevereiro de 2023, as sirenes funcionam desde o início deste ano.
Os demais municípios que receberão o projeto nesta semana são Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul; Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo; Indianópolis, em Minas Gerais; e Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Tipos de avisos
Há dois tipos de alerta conforme severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças à vida ou à propriedade. Já o segundo indica a necessidade de medidas de proteção.
Durante a fase de implementação, serão encaminhados alertas de demonstração para que a população local fique ciente da nova tecnologia.