metropoles.com

Governo Tarcísio vai usar dados que contesta para pagar bônus a policiais

Mesmo após alegar “inconsistências” na estatística criminal, governo Tarcísio vai usar dados de 2022 para pagar bônus a policiais de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio
1 de 1 Tarcísio - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Mesmo após alegar que há erro nos dados criminais de São Paulo, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai usar essas estatísticas para pagar bônus a policiais militares e civis por cumprimento de metas.

Chamado de SP Contra o Crime, o programa de bônus paga até R$ 2 mil para cada policial, caso a área onde ele atua tenha queda nos índices de criminalidade e ajude a melhorar o desempenho do estado. Essas metas são conferidas com base nos dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A gestão Tarcísio, no entanto, afirma ter encontrado “inconsistências” no número de crimes divulgados em 2022 e anunciou que vai auditar todos os dados do ano passado. O índice real de roubo e furto de veículos, por exemplo, seria maior do que o informado anteriormente, segundo o governo.

Apesar de a possível subnotificação facilitar o cumprimento de metas de segurança, o governo Tarcísio diz que a revisão dos dados não vai ser considerada na hora de pagar o bônus aos policiais referente aos meses 2022 que ainda faltam ser pagos.

“Erro do Estado”

“Nao gerará impacto para efeito pretérito por não ter sido responsabilidade dos policiais”, diz ao Metrópoles o major Rodrigo Vilardi, coordenador da Coordenadoria de Políticas de Segurança Pública.

Essa decisão, segundo Vilardi, considera que a inconsistência encontrada nos dados seria “um erro atribuído à parte do Estado”. A principal hipótese é que os erros nas estatísticas tenham sido provocados por uma mudança no sistema de registro dos boletins de oorrência.

“Agora, a revisão é importante porque, se ela não for feita adequadamente, pode sim prejudicar aqueles policiais que alcançaram um resultado positivo neste período atual”, afirma. “Quando a gente compara com os dados já publicados, alguns crimes aparecem como se estivessem aumentando, mas estão reduzindo”.

O último pagamento de bônus foi publicado em dezembro de 2022, ainda no governo Rodrigo Garcia (PSDB), e é referente ao quarto bimestre do ano passado. Os policiais paulistas, portanto, ainda vão receber bonificação pelos resultados de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?