Governo Tarcísio usa app para monitorar faltas e combater evasão escolar
Aplicativo lançado pelo governo Tarcísio permite que professores registrem controle de faltas dos estudantes da rede estadual em tempo real
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem recorrido a um aplicativo para tentar reduzir a evasão escolar na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educaçãoestima que o uso da tecnologia faça com que 100 mil alunos retornem às escolas diariamente.
Chamado “Diário de Classe”, o aplicativo é abastecido por professores em tempo real e registra o controle de faltas dos estudantes. Os dados podem ser acessados por outros docentes, diretores e integrantes da secretaria.
A iniciativa integra o programa “Sala do Futuro”, lançado em março pela pasta com o objetivo de fornecer alternativas digitais para a modernização das escolas públicas.
Segundo o governo paulista, no segundo bimestre de 2023, os conteúdos digitais do “Sala do Futuro” foram baixados 2,8 milhões de vezes por 90 mil professores da rede estadual. O ensino estadual conta com mais de 5 mil escolas e 3,3 milhões de estudantes.
Tarcísio anuncia Provão Paulista e intercâmbio
Nessa segunda-feira (10/7), Tarcísio assinou o protocolo de intenções que autoriza a criação do Provão Paulista, nova forma de ingresso para as universidades públicas estaduais.
A avaliação será feita por estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de forma seriada. Ou seja, as notas dos três anos serão somadas e os melhores resultados garantirão vagas nas universidades estaduais.
Com isso, o governo busca aumentar o número de estudantes que prestam vestibular e ingressam no ensino superior gratuito. De acordo com a gestão, apenas 23% dos alunos da rede estadual se inscreveram no Enem em 2021, sendo, junto de Roraima, o menor percentual entre todos os estados brasileiros.
No mesmo dia, o governo também anunciou que pretende criar um programa para pagar cursos de línguas e intercâmbio para alunos da rede pública.