metropoles.com

Governo Tarcísio prevê concessão de 4 parques à iniciativa privada

Concessões integram Plano Estadual de Meio Ambiente, anunciado nesta 2ª por Tarcísio; previsão é de investimentos de R$ 2,13 bilhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio
1 de 1 Tarcísio - Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nesta segunda-feira (5/6), que pretende conceder quatro parques estaduais à iniciativa privada. Um deles, o Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista, é localizado no mesmo terreno onde funcionou o presídio do Carandiru.

“A ideia de escolher parques urbanos é privilegiar o maior fluxo de pessoas”, declarou Tarcísio em evento realizado no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, outro espaço cuja privatização será estudada. Os quatro parques são:

  • Parque da Juventude, na zona norte de SP
  • Parque Estadual do Belém, na zona leste de SP
  • Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de SP
  • Parque Jequitibá, na zona oeste da Grande SP, entre os municípios de Cotia e Osasco

Na manhã desta segunda, Tarcísio apresentou o Plano Estadual de Meio Ambiente, que prevê investimentos de R$ 2,13 bilhões, com o uso de recursos públicos e privados, para 21 ações em prol da preservação ambiental no estado.

O anúncio foi feito no Dia Mundial do Meio Ambiente.

A privatização dos parques, segundo Tarcísio, impõe às concessionárias “obrigações contratuais que vão ser desenhadas”. A secretária do Meio Ambiente, Natália Resende, estima que os editais para os estudos de concessão sejam lançados em 2025.

Alterações no ICMS

O governador também anunciou que dobrará o volume de recursos arrecadados a partir do ICMS Ambiental – repassado às prefeituras como incentivo às iniciativas sustentáveis – e que fará um concurso para contratar 224 agentes para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

As alterações constam em um projeto de lei e uma proposta de emenda à Constituição estadual, que serão enviadas à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“A gente precisa de uma pequena alteração na Constituição para mudar a distribuição do ICMS. É uma adaptação que já foi feita em âmbito federal e, agora, a gente vai fazer no âmbito do estado”, afirmou Tarcísio.

Presente ao evento, o presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado (PL), afirmou ter “certeza de que o projeto será aprovado”.

“É pela necessidade de fazer justiça”, declarou. O projeto precisa ser aprovado pelas comissões de Constituição de Justiça, Finanças e Meio Ambiente antes de ser votado no plenário da Casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?