metropoles.com

Governo Tarcísio usa ferramenta IA para avaliar leitura de estudantes

Ferramenta de IA, “fluencímetro”, analisa leitura dos alunos em tempo real; gestão Tarcísio também ampliou turmas avaliadas por outro teste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jéssica Bernardo/Metrópoles
Imagem colorida mostra estudantes com computadores em sala de aula de escola estadual em São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra estudantes com computadores em sala de aula de escola estadual em São Paulo - Metrópoles - Foto: Jéssica Bernardo/Metrópoles

São Paulo A rede estadual de São Paulo está usando uma ferramenta de Inteligência Artificial para avaliar a fluência de leitura dos alunos, o chamado “fluencímetro”. A plataforma, destinada a crianças de 6 a 10 anos, faz parte do aplicativo de leitura Elefante Letrado, que começou a ser usado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no início de 2024.

O “fluencímetro” funciona como um medidor da qualidade de leitura. Ela grava as crianças enquanto elas leem em voz alta, informando, de forma instantânea, ao professor, se o aluno de fato leu o texto, qual foi o seu desempenho em relação ao tempo de leitura e aos erros cometidos em comparação com texto original.

No resultado, as leituras serão classificadas como “abaixo do básico”, “básico”, “adequado” e “avançado”, fornecendo ao professor a possibilidade de acompanhar em tempo real evolução de cada aluno e compará-la com a da turma.

Em entrevista à CBN, o secretário de educação, Renato Feder, explicou que o estado pagará somente pelo aluno que utilizar o programa. “A licitação é numa modalidade chamada ata de registro de preço. Significa que o estado só paga para cada aluno que usa. Então o valor individual é de cerca de 85 centavos por aluno. E a gente só paga para o aluno que usar. Se todos os milhões de alunos usarem, a gente vai pagar 17 milhões de reais”, disse Feder.

Avaliação da Fluência Leitura 

Nesta quarta-feira (24/4), a Secretaria da Educação anunciou que passará aplicar a Avaliação da Fluência Leitura, feita pelo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), para os 3º, 4º e 5º anos. Até o ano passado, o teste era aplicado apenas para os alunos do 2º ano.

Essa avaliação é feita com o apoio de tecnologia, mas quem analisa o desempenho do estudante é o professor.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem como meta alfabetizar, até 2026, 90% das crianças até 7 anos. Segundo a Secretaria de Educação, em 2023, a taxa de fluência de leitura no estado era de 64%.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?