metropoles.com

Governo Tarcísio estuda “vigiar” por app condenados em regime aberto

Aplicativo feito em parceria entre TJSP e PM permite acompanhar condenados no regime aberto; modelo já é usado em cidades do interior de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/1ª Vara Criminal de Sertãozinho
SP: governo estuda "vigiar" por aplicativo condenados em regime aberto
1 de 1 SP: governo estuda "vigiar" por aplicativo condenados em regime aberto - Foto: Divulgação/1ª Vara Criminal de Sertãozinho

São Paulo – O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) estuda colocar em prática em todo o estado um programa no qual a Polícia Militar pode “vigiar”, por meio de um aplicativo, condenados do sistema penitenciário que estejam em liberdade graças a algum benefício de pena, como regime aberto ou saída temporária.

O Projeto Vigiliância, Inteligência, Defesa e Ação (VIDA) foi desenvolvido em 2018 por meio de uma parceira entre a Comarca de Sertãozinho, no interior de São Paulo, e a PM. Nos anos seguintes, ele foi expandido para outras cidades, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, também no interior.

A ideia da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do novo governo é implantar o programa em todo o estado.

Uma reunião entre o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ricardo Mair Anafe, no dia 18 de janeiro, deu início às tratativas para assinatura de um termo de cooperação.

O programa prevê que o TJSP compartilhe com a PM um mapa de onde estão os sentenciados em benefício de pena ou em medidas cautelares. São disponibilizadas informações como nome, foto, endereço, crime que cometeu, tipo de regime, se é reincidente ou não, entre outras.

“O patrulheiro da PM passou na residência de alguém que está em regime aberto no período no noturno e a pessoa não está, ela já está descumprindo. Imediatamente, a polícia faz o boletim eletrônico com comunicação direta com o Poder Judiciário”, explica a juíza Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, assessora da presidência do TJSP.

Diante disso, o juiz responsável marca uma audiência de justificação, para verificar a razão pela qual a pessoa não estava em casa, podendo aplicar uma regressão de regime.

O aplicativo também possibilita que a PM acompanhe se agressores estão cumprindo medidas protetivas em relação a vítimas de violência doméstica.

Queda no descumprimento

De acordo com dados da PM de Sertãozinho, onde o VIDA foi implementado primeiro, a taxa de descumprimento verificada por meio do aplicativo foi de 42% em 2018. Já em 2020, ela caiu para 9%. Foram 214 fiscalizações feita em 2018, contra 1694 em 2020.

O juiz titular da 1ª Vara Criminal de Sertãozinho, Angel Tomas Castroviejo, um dos idealizadores do projeto, afirma que o sentenciado é avisado no processo de que será “vigiado”.

“Quando a pessoa entra numa prisão domiciliar, numa saída temporária, a gente intima no processo que pode haver fiscalização. Então ela já está ciente, a gente não quer causa suspresa. Outra coisa é que a polícia só identifica, não prende. Faz um BO e manda para o juiz”, diz.

Em nota, a SSP informou que está desenvolvendo “soluções tecnológicas para que policiais se comuniquem de forma ágil e informatizada com o Poder Judiciário, quando se depararem com casos de pessoas descumprindo medidas cautelares ou penas em meio aberto”.

De acordo com a pasta, os procedimentos vão “otimizar o emprego operacional do efetivo e diminuir os procedimentos burocráticos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?