Governo Tarcísio diz que enviará ao STF lista de golpistas acampados
Secretaria da Segurança Público do governo Tarcísio de Freitas diz que enviará ao STF a relação de golpistas que ficaram acampados em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma ter registrado quem eram os bolsonaristas acampados em São Paulo para enviar a lista ao Supremo Tribunal Federal (STF), em relatório elaborado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Ao todo, foram desmontados 34 acampamentos bolsonaristas na frente de quartéis do Exército e distribuidoras de combustível no Estado, mas nenhum ocupante foi preso.
Para juristas ouvidos pelo Metrópoles, as ações da Polícia Militar descumpriram ordem do STF, já que o ministro Alexandre de Moraes também havia determinado a prisão em flagrante de todos os presentes em acampamentos espalhados pelo país.
Nesta terça-feira (10/1), Tarcísio chegou a declarar que ninguém havia sido preso em São Paulo porque “não houve necessidade”. “As pessoas foram convencidas a desmobilizar, houve conversa, e prontamente nosso apelo foi atentido”, disse.
Relatório ao STF
Uma nova nota da SSP, divulgada após a fala do governador, no entanto, afirma que as polícias teriam identificado os bolsonaristas presentes nos acampamentos golpistas para levar a conhecimento do Supremo.
“Todos os manifestantes presentes foram devidamente qualificados e seus registros integrarão o relatório final elaborado pela SSP a ser enviado ao STF”, diz a pasta.
O Metrópoles questionou a SSP sobre quantos manifestantes foram qualificados, além da forma como o registro foi realizado, já que não há notícia de pessoas encaminhadas à delegacia, e do prazo para conclusão do relatório. A pasta não respondeu até o momento.