Tarcísio adia Provão Paulista por causa de greve; veja novas datas
Primeiro dia de provas do vestibular estava marcado para a mesma data da greve anunciada por professores estaduais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A primeira edição do Provão Paulista, vestibular exclusivo para os estudantes de escolas públicas, vai ser adiada por causa da greve de servidores estaduais marcada para a próxima terça-feira (28/11).
A informação foi adiantada pelo Metrópoles e confirmada pela Secretaria da Educação. Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cronograma de aplicação do Provão Paulista será alterado nos 645 municípios para garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação.
“A pasta lamenta a decisão, mas age para evitar que uma greve abusiva no transporte sobre trilhos da capital prejudique a dezenas de milhares de estudantes”, diz a nota enviada pela secretaria, citando a paralisação anunciada por trabalhadores do Metrô e CPTM.
Professores da rede estadual, funcionários da Sabesp e servidores da Fundação Casa também participarão da greve, que reivindica o fim do projeto de concessões e privatizações de Tarcísio. Os manifestantes também são contrários ao projeto de lei que pode reduzir o investimento em educação no estado.
Em nota, o governo estadual afirma que a paralisação é motivada por interesses “exclusivamente políticos” e diz que “a irresponsabilidade e a inconsequência dos grevistas prejudicam diretamente 1,2 milhão de estudantes inscritos para as provas, que começariam justamente no dia 28”. Entre os alunos que fariam o exame estão cerca de 1,7 mil estudantes de escolas públicas de outros estados.
Com a mudança, todas as datas foram adiadas para o dia útil seguinte. Veja como ficará o calendário de provas agora:
- Alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, respectivamente.
- Estudantes do 1º e 2º ano, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta), farão o Provão nos dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda).
Diretores de escolas públicas estaduais já tinham sido avisados sobre a mudança no início da tarde desta sexta-feira (24/11).
No comunicado enviado à imprensa, o governo diz que a solução encontrada tem por objetivo “não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público”.
Mais de 1,2 milhão de estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio estão inscritos para fazer o Provão, que oferecerá mais de 15 mil vagas nas universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).