metropoles.com

Tarcísio adia Provão Paulista por causa de greve; veja novas datas

Primeiro dia de provas do vestibular estava marcado para a mesma data da greve anunciada por professores estaduais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
Prova concurso
1 de 1 Prova concurso - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Paulo – A primeira edição do Provão Paulista, vestibular exclusivo para os estudantes de escolas públicas, vai ser adiada por causa da greve de servidores estaduais marcada para a próxima terça-feira (28/11).

A informação foi adiantada pelo Metrópoles e confirmada pela Secretaria da Educação. Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cronograma de aplicação do Provão Paulista será alterado nos 645 municípios para garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação.

“A pasta lamenta a decisão, mas age para evitar que uma greve abusiva no transporte sobre trilhos da capital prejudique a dezenas de milhares de estudantes”, diz a nota enviada pela secretaria, citando a paralisação anunciada por trabalhadores do Metrô e CPTM.

Professores da rede estadual, funcionários da Sabesp e servidores da Fundação Casa também participarão da greve, que reivindica o fim do projeto de concessões e privatizações de Tarcísio. Os manifestantes também são contrários ao projeto de lei que pode reduzir o investimento em educação no estado.

Em nota, o governo estadual afirma que a paralisação é motivada por interesses “exclusivamente políticos” e diz que “a irresponsabilidade e a inconsequência dos grevistas prejudicam diretamente 1,2 milhão de estudantes inscritos para as provas, que começariam justamente no dia 28”. Entre os alunos que fariam o exame estão cerca de 1,7 mil estudantes de escolas públicas de outros estados.

Com a mudança, todas as datas foram adiadas para o dia útil seguinte. Veja como ficará o calendário de provas agora:

  • Alunos do 3º ano do Ensino Médio, que fariam o Provão Paulista nos dias 28 e 29, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira, respectivamente.
  • Estudantes do 1º e 2º ano, com prova agendada originalmente para os dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta), farão o Provão nos dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda).

Diretores de escolas públicas estaduais já tinham sido avisados sobre a mudança no início da tarde desta sexta-feira (24/11).

No comunicado enviado à imprensa, o governo diz que a solução encontrada tem por objetivo “não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público”.

Mais de 1,2 milhão de estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio estão inscritos para fazer o Provão, que oferecerá mais de 15 mil vagas nas universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?