Governo Tarcísio libera R$ 10 mi para ações de combate às queimadas
Mais de 760 mil litros de água já foram usados pelos bombeiros no combate às queimadas em SP desde o início de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) liberou nesta sexta-feira (13/9) R$ 10 milhões para auxílio ao combate às queimadas em ações da Defesa Civil do Estado e do gabinete de crise que foi instaurado no dia 23/8 para lidar com os incêndios que atingem, principalmente, o interior paulista. A informação sobre a liberação da verba foi confirmada pela Defesa Civil do estado.
Até o início da tarde desta sexta, 22 focos de incêndio ativos eram combatidos no estado e 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas.
No balanço divulgado pelo governo do estado, desde 8/8 até essa quinta-feira (12/9), foram empregados 14 helicópteros Águia em 56 cidades, com o lançamento de mais de 760 mil litros de água para controlar as chamas.
Na quinta, o uso da aeronave impediu que o fogo chegasse nas residências que ficavam nas proximidades na Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista. O Águia 21 sobrevoou o local por quase oito horas, totalizando 108 lançamentos de “Bambi Bucket” — um tanque capaz de carregar até 500 litros de água, que é despejado sobre os focos de incêndio.
21 presos
Nesta sexta-feira, chegou a 21 o número de pessoas presas por suspeita de provocarem incêndios em vegetação no estado desde a primeira prisão em 21/8, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Todos os suspeitos são do sexo masculino.
A 21ª prisão foi de um homem de 51 anos, investigado por ocasionar um incêndio na tarde dessa quinta-feira, no bairro Jardim do Sol, em Campinas, no interior de São Paulo. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e no local foram informados por testemunhas que o investigado havia iniciado um incêndio.
Segundo a SSP, ele foi localizado e negou participação na ocorrência. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas. Foi solicitada perícia ao local e o caso foi registrado como incêndio no plantão do 1º DP de Campinas.