metropoles.com

Governo libera contratação de PMs da reserva para cargo administrativo

Medida do governo Tarcísio visa liberar PMs da ativa para reforçar o policiamento nas ruas e aumentar o efetivo no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Policia Militar de São Paulo PMSP PM SP - Metrópoles
1 de 1 Policia Militar de São Paulo PMSP PM SP - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo — O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a contratação de 2,3 mil policiais militares que se aposentaram e foram para a reserva para atuar em cargos administrativos na PM.

Segundo a administração estadual, a medida tem como objetivo permitir que os policiais da ativa que atualmente estão nessas funções burocráticas possam reforçar o policiamento nas ruas.

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública, afirma que quer dobrar esse número nos próximos meses: “A nossa previsão, em um primeiro momento, são essas 2,3 mil vagas, mas a meta é que, até o final da gestão, tenham 5 mil policiais a mais nas ruas com a publicação do decreto, liberando os militares de serviços administrativos para recompor batalhões em todo o estado”, afirmou.

A seleção dos veteranos ficará a critério dos batalhões, segundo publicação do Diário Oficial da última quinta-feira (14/110. Para os praças (com carreiras de soldados a subtenentes) o salário é de R$ 6,7 mil, já os oficiais (de tenentes a coronéis) recebem R$ 10,7 mil. Os interessados poderão se inscrever no edital, que será aberto nos próximos dias, com a descrição das vagas e as regiões disponíveis. O contrato para o trabalho de policiais da reserva é de, no máximo, quatro anos.

Policial ativo x inativo

Apesar de poder contribuir novamente com o trabalho da Polícia Militar, o PM da reserva que optar por atuar em funções administrativas seguirá sendo inativo, então ele não poderá usar farda ou concorrer a promoções, por exemplo.

Policiais que estão na reserva são aqueles que contribuíram o tempo mínimo na instituição e decidiram se aposentar, tornando-se inativos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?