metropoles.com

Governo do Rio contrata CPTM para levar solução ao sistema ferroviário

CPTM assinou contrato de R$ 2,4 milhões com governo fluminense para elaborar estudos que permitam recuperar operação de trens no Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
foto colorida de trem do Expresso Aeroporto da CPTM, que conecta a capital a Guarulhos - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de trem do Expresso Aeroporto da CPTM, que conecta a capital a Guarulhos - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo — O governo do Rio de Janeiro contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que opera o transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo, para buscar uma solução para o sistema ferroviário fluminense. O contrato, de R$ 2,4 milhões, prevê a elaboração de estudos técnicos e financeiros que permitam recuperar a operação de trens urbanos hoje nas mãos da SuperVia.

O anúncio da consultoria foi feito nessa quinta-feira (7/11). Segundo a companhia paulista, os estudos previstos no primeiro contrato devem considerar a mensuração de custos para operação, manutenção e estabilização do transporte ferroviário do Rio de Janeiro. O sistema fluminense tem uma malha de 270 km, dividida em cinco ramais, três extensões e 104 estações, transportando cerca de 300 mil passageiros por dia.

A Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio, afirmou ter escolhido a CPTM por causa da expertise da empresa paulista — que transporta 1,6 milhão de passageiros por dia útil, ao longo de uma malha de 196 km espalhados por 18 municípios.

O prazo para a entrega dos estudos é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviços, assinada nessa quinta-feira.

“A CPTM irá desenvolver dois diferentes produtos de engenharia de custos: um orçamento estimado referente aos custos de operação e manutenção do Sistema de Transporte Ferroviário de Passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tendo como referência as características da malha paulista operada por nós e um orçamento detalhado dos serviços necessários para a estabilização do mesmo sistema, com base na relação de serviços e quantidades encaminhadas pela Central Logística”, explicou o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, José Marcos Miziara Filho.

A operação dos trens urbanos no Rio de Janeiro enfrenta um histórico de crise com a SuperVia. Usuários relatam sucateamento, atrasos e falhas constantes, além de recorrentes ocorrências de vandalismo e furtos de cabos na rede. A empresa, que está em recuperação judicial, já manifestou desejo de abandonar o contrato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?