Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (1º/2) a criação de uma comissão médica da educação para orientar sobre a volta às aulas no estado.
Segundo o governador, o grupo, formado por pediatras, infectologistas e epidemiologistas, trabalhará de forma integrada com o Centro de Contingência do Coronavírus. “Essa comissão contribuirá para garantir suporte técnico e científico para que a volta às aulas seja realizada de forma responsável e absolutamente segura na rede estadual de educação”, disse Doria.
Segundo o secretário de Educação, Rossieli Soares, a decisão sobre interromper temporariamente as atividades de ensino em um determinado local e o momento para retorná-las será tomada junto à comissão, com o aval final do Centro de Contingência do Coronavírus. “Serão considerados o nível de transmissão local e a capacidade de resposta da área de saúde”, afirmou.
Fazem parte da comissão profissionais como Luciana Becker Mau Helman, médica infectopediatra do Hospital Albert Einstein; José Osmar Medina de Abreu Pestana, diretor do Hospital do Rim; Helena Sato, médica pediatra e Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; e Wanderson Oliveira, Secretário de Serviços Integrados do Supremo Tribunal Federal e ex-Secretário Nacional de Vigilância em Saúde.
A última semana foi marcada por uma intensa disputa judicial sobre a volta às aulas presenciais, que foram suspensas no estado ainda em março do ano passado, no início da pandemia.
As escolas particulares do estado de São Paulo estão liberadas para o retorno das aulas presenciais a partir desta segunda-feira (1º/2), após intensa batalha judicial, com liminares ora impedindo, ora liberando a volta das escolas paulistas.
O retorno na rede pública estadual está marcado para o próximo dia 8. Já a rede pública municipal da cidade de São Paulo voltará no dia 15 de fevereiro.