metropoles.com

Governo corrige mapa do crime no centro após Metrópoles achar falha

Secretaria da Segurança Pública acrescentou furtos e roubos notificados em dias posteriores à ocorrência; dados não estavam no mapa do crime

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Cracolândia Praça Princesa Isabel
1 de 1 Cracolândia Praça Princesa Isabel - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Secretaria da Segurança Pública (SSP) acrescentou ao mapa do crime do centro de São Paulo, na região da Cracolândia, 16 roubos e 17 furtos que não apareciam na divulgação inicial, na terça (18/4).

A divergência foi detectada pelo Metrópoles ao comparar a tabela de ocorrências, abaixo do mapa, com os dados divulgados no boletim semanal, referente ao período entre 10 e 16 de abril. A correção foi feita nesta quinta-feira (20/4).

A reportagem detectou 108 roubos e 111 furtos na tabela que acompanha o mapa, menos do que os 183 furtos e 136 roubos que constavam o boletim por escrito. Ou seja, o mapa e a tabela que o acompanha apresentavam subnotificação, impedindo análise mais precisa da cena criminal.

Nota técnica já citava que nem todos os furtos poderiam ser representados no mapa, porque as vítimas não sabiam exatamente onde foram os crimes. Mas, em relação a roubos, a possibilidade de que isso venha a ocorrer é menor.

Questionada pela reportagem, a SSP disse que o mapa do Diagnóstico Criminal da Região Central foi carregado com a base de extração e análise diária dos boletins de ocorrências, tendo em vista que ele é produzido para que as polícias realizem, diariamente, o planejamento operacional, de acordo com as mudanças na dinâmica criminal.

“Deste modo, alguns boletins que foram registrados pelas vítimas em dias posteriores ao crime [29 BOs de roubos e 19 de furtos] acabaram não sendo carregados no mapa, por isso a divergência entre o número de boletins de roubos e furtos constantes no mapa e o número considerado na análise quantitativa apresentada no Boletim Semanal. Porém os dados que aparecem no compilado do ‘boletim semanal’ estão corretos”, diz a SSP, em nota.

Como consequência do pedido de esclarecimentos, a SSP decidiu disponibilizar nesta quinta os boletins de ocorrência registrados durante semana de 10 a 16 de abril. “Diante da constatação desta divergência indicada pela reportagem, a SSP está providenciando o carregamento complementar dos boletins constantes do mapa e buscando adiantar a disponibilização da base dos BOs que compõem o mapa e o boletim semanal, para facilitar a análise e auditoria pela população”, afirma a secretaria.

O mapa mostra, semana a semana, a criminalidade na região do 3º DP (Santa Ifigênia) e do 77º DP (Santa Cecília), onde fica a Cracolândia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?