metropoles.com

Governo bloqueia acesso a redes sociais em escolas estaduais de SP

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou o bloqueio do uso de redes sociais e streamings nas escolas estaduais de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida do secretário da educação Renato Feder de terno cinza e falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do secretário da educação Renato Feder de terno cinza e falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou o bloqueio do uso de redes sociais e streamings nas escolas estaduais de São Paulo.

Com isso, foram suspensos os acessos por wi-fi ou internet para aplicativos como Tik-Tok, Facebook, Twitter e Instagram, além de streamings como Globo Play, Netflix e Prime Videos.

Segundo o governo paulista, o objetivo da medida seria “focar no desenvolvimento da aprendizagem de qualidade, sem que haja a dispersão para conteúdos considerados inapropriados”.

Na quinta-feira (2/3), o deputado estadual Carlos Gianazzi (Psol) enviou requerimento à Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para convocar o secretário estadual da Educação, Renato Feder, a prestar esclarecimentos.

Para o deputado, o bloqueio na rede estadual “prejudica o trabalho em sala de aula e afronta diretrizes do currículo paulista, que prevê, em diversas disciplinas, a discussão e atividades com o uso de redes sociais que fazem parte do cotidiano dos estudantes”.

Em nota, a Secretaria da Educação afirma que a medida “não inviabiliza o uso de seu conteúdo para fins pedagógicos em sala de aula”. “Não há nenhuma restrição para análises, releituras, discussões e reflexões sobre as redes sociais e temas abordados nelas”, diz.

“Existem diversas ferramentas e tecnologias educacionais que podem ser utilizadas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, e por isso disponibiliza o Centro de Mídias SP e o Diário de Classe SP”, diz a pasta, que destaca ainda parcerias com a Microsoft e o Google.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?