metropoles.com

Governadores negam viés político e eleitoral de consórcio Sul-Sudeste

Encontro dos sete governadores que integram o Consórcio Sul-Sudeste (Cosud) ocorre pela primeira vez após a formalização do grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo S. Camargo/Governo de SP
Fotografia colorida mostra Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite sentados em uma fileira de cadeiras e olhando para o lado - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite sentados em uma fileira de cadeiras e olhando para o lado - Metrópoles - Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

São Paulo – Os governadores que integram o Consórcio Sul-Sudeste (Cosud) afirmaram, nesta quinta-feira (19/10), que a formalização do grupo não terá fins políticos e eleitorais, embora a maioria dos chefes do Executivo seja de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O que a gente menos quer do Cosud é que seja um consorcio político na questão eleitoral”, disse o governador do Paraná e presidente do Cosud, Ratinho Júnior (PSD), durante a abertura do encontro, na capital paulista.

O Metrópoles divulgou que a temática da segurança pública será uma das mais abordadas pelos governadores, que miram na onda de violência na Bahia a oportunidade de fazer um contraponto às políticas de segurança petistas, sobretudo na região Nordeste, onde oito dos nove governadores apoiam Lula.

Governador de São Paulo e afilhado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que o objetivo do consórcio não é o de “fazer contraponto”.

“Trabalhar com o governo federal é fundamental, então, de forma nenhuma isso representa um distanciamento do governo federal”, afirmou Tarcísio, que é apontado como possível presidenciável para as próximas eleições.

Outro nome cotado para se candidatar à Presidência da República, Ratinho Júnior afirmou que “a questão eleitoral entra só em 2026”.

“O que a gente menos fala aqui é sobre política, por incrível que pareça. Discutimos muito mais questões de problemas internos que nós temos, em como um pode ajudar o outro, do que de questões eleitorais”, disse Ratinho Júnior.

Durante o evento, Ratinho Júnior afirmou que o Cosud mira “pensar de forma conjunta o planejamento” dos sete estados que integram o consórcio. O governador paranaense citou a possibilidade de compras e convênios feitos em conjunto e também a discussão em torno da criação de um banco de fomento do Cosud.

Além de Tarcísio e Ratinho Júnior, estiveram no evento os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL).

Apenas os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) não enviaram representantes para discursar na abertura.

Cosud reúne sete estados com maior PIB do país

Embora o Cosud exista desde 2019, criado com o intuito de reunir os sete governadores dos estados com maior PIB do país (ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP), a formalização do consórcio ocorreu apenas em 2023.

Alesp: após um mês, Tarcísio consegue adesão a consórcio Sul-Sudeste

Entre quinta (19/10) e sábado (21/10), os governadores participarão de reuniões de 16 grupos temáticos sobre questões como Meio Ambiente, Saúde e Turismo. Será o quarto encontro do Cosud em 2023. O grupo se reuniu em Foz do Iguaçu em fevereiro, no Rio de Janeiro em março e em Belo Horizonte em junho.

A ideia do consórcio é promover encontros entre os governadores a cada 90 dias para discutir o desenvolvimento das regiões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?