Gilmar no velório de Pelé: “Maior símbolo e embaixador do Brasil”
Ministro do STF e santistas, Gilmar Mendes foi a primeira autoridade a chegar no velório de Pelé, na Vila Belmiro, em Santos
atualizado
Compartilhar notícia
Santos – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi a primeira autoridade a chegar no velório de Pelé nesta segunda-feira (2/1), no estádio da Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo.
“Como disse o Obama, era a última lenda viva. E agora a gente viu o tamanho da lenda. E o que ele representa, o maior símbolo do Brasil, o maior embaixador do Brasil. É importante que isso seja reconhecido. Fernando Henrique já disse que o Pelé marca o Brasil na modernidade”, disse Gilmar Mendes.
Gilmar Mendes, que é torcedor do Santos — único time brasileiro no qual Pelé jogou — também lembrou de histórias com o Rei do Futebol.
“Tenho boas recordações. Lembro que depois do 7 a 1, em 2014, no Mineirão, ele me ligou e falou: ‘ministro, o que aconteceu? Me explica, o senhor que entende de futebol’. Fazendo piada. E eu respondi: ‘Não sei, rei. Mas eu me lembro, como santista, que o Santos de Pelé perdeu para o Cruzeiro de 6 a 2, também no Mineirão. E ele disse: ‘ja tinha esquecido disso'”.
Algumas autoridades estrangeiras também começam a chegar na Vila. Logo após Gilmar Mendes, uma delegação do Ministério das Relações Exteriores da Turquia também chegou ao velório, que será aberta ao público.