metropoles.com

Gilmar nega pedido para liberar venda de cerveja em estádios de SP

Venda de cerveja e outras bebidas alcoólicas é proibida nos estádios paulistas desde 1996 após uma briga entre torcedores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Grill/Tetra Images/Getty Images
Fotografia colorida mostra mão segurando copo de cerveja e ao fundo um estádio de futebol - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra mão segurando copo de cerveja e ao fundo um estádio de futebol - Metrópoles - Foto: Daniel Grill/Tetra Images/Getty Images

São Paulo – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido para liberar a venda de cerveja e outras bebidas alcoólicas nos estádios de São Paulo.

A decisão foi publicada nessa sexta-feira (8/3) em ação proposta pelo São Paulo Futebol Clube ao STF após ter pedido semelhante negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O clube argumentou que a proibição à venda de cerveja e outras bebidas alcóolicas “não é eficaz, nem proporcional ou justificável”, já que não é o suficiente para reduzir a violência dos estádios.

Além disso, o São Paulo reclama que o futebol paulista “não é uma ‘ilha’ isolada e diferente do futebol de todos os demais estados e/ou municípios da federação”, já que os estados brasileiros de Minas Gerais e Bahia permitem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.

Competência dos Estados

No entanto, Gilmar Mendes observou que o STF já entendeu, em outras ações, que a liberação da venda de cerveja deve respeitar as “necessidades e particularidades locais”, e portanto, a definição é de competência de cada estado.

É proibido comercializar cerveja nos estádios paulistas desde 1996, quando uma lei estadual foi aprovada após uma briga entre torcedores de São Paulo e Palmeiras no Pacaembu, um ano antes. As únicas exceções ocorreram em 2014, na Copa do Mundo, e em 2016, nas Olimpíadas.

Em 2019, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei para permitir novamente a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, mas o texto foi vetado pelo então vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante a gestão João Doria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?