metropoles.com

Gil Rugai deixa prisão com tornozeleira para estudar arquitetura em SP

Ex-seminarista foi condenado a 33 anos de prisão pelos assassinatos do pai e da madrasta; ele vai à faculdade com tornozeleira eletrônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes Sociais
Gil Rugai 1
1 de 1 Gil Rugai 1 - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

São Paulo — Condenado a mais de 30 anos de prisão pelos assassinatos do pai e da madrasta, em 2004, o ex-seminarista Gil Rugai passou a frequentar, desde terça-feira (9/5), aulas da faculdade de arquitetura em uma universidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

Seus passos são monitorados por meio de uma tornozeleira eletrônica.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou ao Metrópoles, por meio de nota, que o presidiário foi autorizado judicialmente a sair temporariamente do sistema carcerário para cursar arquitetura.

Ele pode permanecer fora das dependências da Penitenciária 2 Doutor José César Salgado, conhecida como P2 de Tremembé, no interior paulista, das 17h às 23h30.

Em 28 de março de 2004, quando o crime foi cometido, Gil Rugai tinha 20 anos. Luiz, 40, e Alessandra Rugai, 33, pai e madrasta do ex-seminarista, foram encontrados baleados e mortos na sede da agência de publicidade que funcionava na casa onde moravam em Perdizes, bairro nobre na zona oeste paulistana.

Gil sempre negou ser o autor do duplo homicídio.

Trâmites jurídicos

O ex-seminarista foi condenado a 33 anos, seis meses e 25 dias de reclusão, por dois homicídios qualificados. Ele também foi acusado de estelionato, em prejuízo da empresa de seu pai, a Referência Filmes.

Em 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a pedido do Ministério Público (MPSP), cassou a decisão que colocou o ex-seminarista em regime semiaberto.

No fim de março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reverteu a decisão. O habeas corpus favorável ao presidiário chegou ao Departamento de Execução Criminal (Deecrim) na sexta-feira (5/5).

Ele foi liberado para ir às aulas três dias depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?