Gestão Nunes libera novo prédio de 13 andares no 1º retrofit do centro
A gestão Ricardo Nunes autorizou o primeiro projeto de retrofit, a requalificação de prédios antigos, no centro da capital paulista
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) autorizou o primeiro projeto de requalificação de prédios antigos no centro da capital paulista, conhecido como retrofit.
A aprovação da Prefeitura paulistana permite que a holding Peral Empreendimentos Imobiliários transforme duas torres de escritórios, que já existem no local, em um prédio de uso misto e ainda construa um novo edifício residencial de 13 andares no terreno.
O empreendimento fica na Rua Aurora, na região da Santa Ifigênia, área famosa pelo comércio popular de eletrônicos.
A autorização do projeto de retrofit foi publicada na sexta-feira (3/3), no Diário Oficial da Cidade, em despacho da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. Atualmente, há mais 12 projetos sob análise.
Incentivo para construção
A Lei do Retrofit, regulamentada em maio de 2022, é base do programa Requalifica Centro – uma aposta da gestão Nunes para combater a ociosidade de prédios antigos, muitos deles abandonados ou sem uso.
Com benefícios fiscais e possibilidade de ampliar a área construída, o programa é voltado para prédios incluídos em um perímetro de 6,4 km², no centro da capital, que foram construídos até 1992.
O primeiro empreendimento aprovado foi construído em 1954 e já possui uma área edificada de 4,4 mil m². Com o retrofit, o empreendimento foi autorizado a construir mais 2,2 mil m² no terreno.
Hoje, são dois prédios de oito pavimentos que abrigam escritórios e duas lojas no térreo. De acordo com o projeto, as coberturas vão ganhar áreas de lazer e as edificações também terão unidades de moradia. Um novo prédio será construído – totalizando 122 apartamentos.