metropoles.com

GCM vai usar cão robô na segurança do Réveillon na Paulista

O cão robô da Guarda Civil Metropolitana é o “funcionário” destaque da Central de Monitoramento do Smart Sampa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Sorocaba
O cão robô da Guarda Civil Metropolitana é o “funcionário” destaque da Central de Monitoramento do Smart Sampa - Metrópoles
1 de 1 O cão robô da Guarda Civil Metropolitana é o “funcionário” destaque da Central de Monitoramento do Smart Sampa - Metrópoles - Foto: Prefeitura de Sorocaba

São Paulo — A Guarda Civil Metropolitana (GCM) vai usar, pela primeira vez em um evento público externo, um cão robô como parte da segurança do Réveillon na Paulista. O evento, que conta com um palco montado entre a Haddock Lobo e a Bela Cintra, na região central de São Paulo, terá shows de Gloria Groove, Bruno & Marrone, MC Livinho e muito mais.

O cachorro robô serve para captar e transmitir imagens em tempo real para a central do Smart Sampa, sendo possível realizar o reconhecimento facial de pessoas foragidas e identificar veículos suspeitos de furto ou roubo.

Além do cão, 472 agentes da GCM e 114 viaturas farão parte da segurança do evento. A Prefeitura de São Paulo informou, também, que as ruas do entorno serão monitoradas por câmeras inteligentes e drones.

O cão robô foi apresentado pela GCM no dia 7 de dezembro. “Com tecnologia de reconhecimento facial, ele atua na vigilância de grandes eventos, auxiliando na captura de foragidos e na busca de desaparecidos”, explicou a pasta em post no Instagram.

Veja a apresentação do cão robô:

Réveillon na Paulista

Programado para começar às 16h30 do dia 31 de dezembro, o Réveillon na Paulista terá shows de Gloria Groove, MC Livinho, Bruno & Marrone, Roberta Miranda, Junior Lima, da escola de samba Mocidade Alegre e de Thalles Roberto e Renascer Praise (veja a programação completa abaixo). O palco, de 32 metros de largura e 22 de altura, está sendo montado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, na região centro-sul de São Paulo.

O evento é gratuito e deve terminar por volta das 4h do dia 1º de janeiro de 2025. A contagem regressiva será feita por Bruno & Marrone. O “show de fogos” vai privilegiar a exibição de cores e desenhos harmônicos, com a menor produção possível de ruído, durante 10 minutos.

Telões serão distribuídos ao longo da Avenida Paulista. O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, explicou a estrutura, que começou a ser montada na terça-feira (10/12). “A cenografia entrega uma experiência de mais qualidade para a população e os visitantes. Iguala esse evento público e gratuito aos melhores shows e festivais privados”, disse.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, cerca de 2 milhões de pessoas participaram do evento no ano passado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Paulista a partir de segunda-feira (30/12), com bloqueio total, nos dois sentidos, entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação. Na terça-feira (31/12), a via permanece interditada, nos dois sentidos, entre a Alameda Campinas e a Rua da Consolação, após a Corrida de São Silvestre. Pode ser que o tráfego seja liberado a partir de 12h no cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A via é liberada em toda a extensão a partir das 8h de quarta-feira (1º/1).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?