Furacão Milton: voos de São Paulo são cancelados e Procon emite alerta
Companhias aéreas e agências de viagens devem dar assistência a clientes, como possibilidade de remarcação ou reembolso dos voos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) emitiu um comunicado para orientar pessoas que têm viagens programadas para o sul dos Estados Unidos, principalmente para a Flórida, que devem ser impactadas pelo furacão Milton. As tempestades já deixaram pelo menos 13 mortos, segundo última atualização das autoridades.
Antes de se dirigir ao aeroporto, o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea para verificar a situação do voo — se está confirmado, adiado ou cancelado. Caso a viagem tenha sido contratada por uma agência de viagens, a empresa também deve ser procurada para prestar orientações sobre como proceder.
O órgão considera a possibilidade de danos em infraestrutura que interrompam o funcionamento de aeroportos, comprometam a mobilidade, entre outros. Mesmo não sendo causadoras dos transtornos, é dever das companhias aéreas ou agências de viagem prestar toda a assistência para minimizar os transtornos aos clientes, diz o Procon-SP.
As regras estabelecem que quanto aos atrasos ou cancelamentos de voos, o passageiro tem direito a:
- Informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas;
- Viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino;
- Ser direcionado para outra companhia (sem custo);
- Receber de volta a quantia paga ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto;
- Ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões;
- Pleitear reparação junto ao Judiciário se entender que o atraso lhe causou algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.).
Voos cancelados
Todos os voos da Latam com destino a Orlando foram cancelados, dois deles nessa quarta-feira (9/10). “A LATAM informa que, em decorrência da passagem do furacão Milton pelo estado da Flórida (EUA), os voos LA8126 (São Paulo/Guarulhos-Orlando) e LA8127 (Orlando-São Paulo/Guarulhos) desta quarta-feira foram cancelados”, informou a empresa.
De acordo com a companhia, os passageiros afetados poderão solicitar alteração da data do voo ou reembolso, ambos sem pagamento de multa ou taxa adicional.
A rota de Miami se mantém sem alterações até o momento, segundo a Latam. Mesmo assim, a companhia está oferecendo flexibilidade de alteração de datas por 7 dias para os voos com data entre 9 e 10 de outubro.
“A Latam sugere que os passageiros com voos com destino à Orlando e Miami entre os dias 8 e 10/10 confirmem o status do seu voo periodicamente no nosso site https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status”.
Procurado, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou apenas um voo cancelado na operação de quarta-feira. Os passageiros já haviam sido remanejados, disse a administração do aeroporto.
O furacão tocou o solo da Flórida por volta das 20h30 (horário local; 21h30, horário de Brasília), na quarta-feira, segundo último boletim divulgado pelo NHC (Centro Nacional de Furacões).