metropoles.com

Vídeo: veja instalação de fundações na duplicação da maior ponte de SP

Com 2,4 quilômetros de extensão, maior ponte do estado de São Paulo, que liga Novo Horizonte à Pongaí, é duplicada sobre o Rio Tietê

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Entrevias
Com 2,4 quilômetro de extensão, maior ponte do Estado de São Paulo está sendo construída sobre o Rio Tietê e ligará Novo Horizonte à Pongaí - Metrópoles
1 de 1 Com 2,4 quilômetro de extensão, maior ponte do Estado de São Paulo está sendo construída sobre o Rio Tietê e ligará Novo Horizonte à Pongaí - Metrópoles - Foto: Entrevias

São Paulo Com o auxílio de balsas e embarcações de apoio, começaram a ser construídas as novas fundações para a duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, chamada Engenheiro Gilberto Paim Pamplona. Ligando as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, no centro-oeste paulista, a construção atravessa o Rio Tietê.

A ponte tem 2,4 quilômetros de extensão.

Ao todo, serão 124 estacas, sendo 112 dentro do rio e 12 nas cabeceiras. A estrutura de apoio náutico carrega, ao longo das estruturas, um guindaste com o martelo de cravação de tubos que fazem parte das estacas e outros equipamentos para limpeza da tubulação, armação e concretagem das estacas.

Veja:

De acordo com a Entrevias Concessionária de Rodovias, o material retirado dos tubos, água e solo, é lançado em uma barcaça para a separação e, após a decantação, o solo é levado para análise e encaminhado para o descarte em local adequado, afirmou a concessionária.

O que é a obra

  • Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona liga as cidades de Novo Horizonte e Pongaí, no centro-oeste de SP;
  • São 2,4 quilômetros de extensão;
  • Duplicação será executada ao lado da estrutura atual, no sentido leste da rodovia Doutor Mário Gentil (SP-333);
  • Previsão é que ela seja concluída em dois anos;
  • Investimento total será de R$ 657,9 milhões;
  • Obra é realizada pela concessionária Entrevias.

Vigas pré-moldadas de concreto serão utilizadas para erguer a ponte. Mais de 3,9 mil toneladas de aço, 5 mil caminhões de concreto e mais de três quilômetros de estacas fazem parte da obra, que terá R$ 657,9 milhões de investimento total.

Como funciona a construção das fundações

Balsas são posicionadas no local exato da cravação dos tubos, que podem ser chamados de “camisas metálicas”, que servirão de forma para a execução das estacas.

Em seguida, a cravação é realizada, é feita a limpeza das camisas e a inserção da “gaiola” de armação. Ao final, a concretagem é realizada de baixo para cima, expulsando a água ali contida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?