metropoles.com

Funcionários da Unicamp entram em greve nesta segunda-feira

Grevistas são contrários a implementação do ponto eletrônico na universidade; Unicamp diz que controle de frequência é exigência do MPSP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida mostra placa da Unicamp. O objeto é feito de concreto é mostra a logo da universidade seguida pela sigla. Ela está cercada de plantas | Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra placa da Unicamp. O objeto é feito de concreto é mostra a logo da universidade seguida pela sigla. Ela está cercada de plantas | Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo – Os funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entraram em greve nesta segunda-feira (28/8) contra a implementação do ponto eletrônico na universidade.

No boletim divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), a categoria afirma que o projeto “fere a autonomia universitária e o trabalho qualitativo do funcionalismo público”.

Não há detalhes sobre quantas pessoas aderiram à paralisação. Além da revogação do ponto eletrônico, os grevistas reivindicam também outras questões, como a mudança na data de pagamento dos salários e o auxílio nutrição para aposentados.

Em nota, a Unicamp afirma que a implementação do ponto eletrônico é uma exigência do Ministério Público, aprovada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e que o projeto segue o que é “comumente praticado no funcionalismo público”

“Tal implantação ocorrerá de maneira gradual, planejada e em diálogo com os diversos órgãos e unidades da Unicamp”, afirma a instituição.

A universidade afirma que o STU se negou formalmente a participar do processo de discussão sobre o controle eletrônico de frequência, o que impede que as demandas dos servidores sejam incorporadas, segundo a nota.

O texto diz ainda que a gestão atual da reitoria ofereceu reajustes aos servidores, além de outros benefícios como plano de progressão de carreira e a criação de auxílio-refeição.

A Unicamp tem até 30 de junho de 2024 para instalar o sistema de ponto eletrônico em todos os campi. O prazo pode ser prorrogado por mais seis meses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?