metropoles.com

Funcionários da CPTM marcam greve para outubro contra privatização

Categoria reivindica que governador desista de conceder linhas da CPTM para iniciativa privada; greve deve durar 24h e atingir cinco linhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edson Lopes Jr/A2 Fotografia
imagem colorida mostra trem da cptm parado ao lado de plataforma - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra trem da cptm parado ao lado de plataforma - metrópoles - Foto: Edson Lopes Jr/A2 Fotografia

São Paulo – Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram uma greve de 24 horas para o dia 3 de outubro. A decisão foi votada nesta terça-feira (19/9) em assembleias realizadas pelos dois sindicatos que representam a categoria.

A paralisação deve afetar as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que são administradas pela CPTM.

Os ferroviários reivindicam que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desista do projeto de conceder a operação das linhas para a iniciativa privada.

Em abril, Tarcísio anunciou a contratação de estudos para verificar a viabilidade de concessão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e da futura linha 14-Ônix.

Antes disso, em março, o governador já havia publicado o edital de concessão da Linha 7-Rubi, em conjunto com a construção de um trem intercidades até Campinas.

A região metropolitana de São Paulo já possui duas linhas operadas pela iniciativa privada, a 8-Diamante e a 9-Esmeralda, que são administradas pela ViaMobilidade.

A mudança de gestão, no entanto, ficou marcada pelo aumento no número de falhas nos trens e gerou uma investigação do Ministério Público de São Paulo. Por causa dos problemas recorrentes, o MPSP chegou a recomendar o rompimento do contrato com a ViaMobilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?