metropoles.com

Funcionários da CPTM assumem bilheterias após empresa romper contrato

CPTM realocou funcionários provisoriamente para bilheterias das linhas 8 e 9 após empresa terceirizada informar fim das atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Linha 9-Esmeralda da CPTM
1 de 1 Linha 9-Esmeralda da CPTM - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve que realocar funcionários para atender as bilheterias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda após a empresa terceirizada responsável pelo serviço informar o fim das atividades sem aviso prévio, segundo a companhia.

As linhas 8 e 9 são administradas pela ViaMobilidade, mas o contrato de concessão prevê que os serviços das bilheterias estão sob responsabilidade da CPTM. Na última quarta-feira (6/8), a companhia recebeu um comunicado da S&G, empresa vencedora da licitação, dizendo que iria encerrar as atividades.

De acordo com a CPTM, o anúncio foi inesperado. O presidente da companhia, Pedro Tegon, apareceu em um vídeo afirmando que “foi pego de surpresa” e classificou a atitude da empresa como “irresponsável”.

Após receber o anúncio, a companhia marcou uma reunião interna para discutir as medidas legais, inclusive uma possível punição pelo rompimento de contrato, na segunda-feira (11/9), após o feriado.

“Assim que foi notificada da desistência da empresa, a CPTM instaurou um procedimento para aplicar as sanções previstas em contrato pelo descumprimento do serviço”, afirmou a companhia, em nota.

Paralisação

No dia da reunião, os funcionários da S&G não compareceram ao trabalho, o que também surpreendeu a CPTM. Segundo a companhia, o comunicado informava que a empresa fecharia durante o mês de setembro, por isso estipularam o prazo de um mês para procurar alternativas à prestação do serviço.

Diante da paralisação, funcionários da CPTM foram realocados para suprir a ausência dos terceirizados. Cerca de 200 funcionários da S&G atuavam nas bilheterias das estações. A operação segue normalmente, de forma provisória, afirma a companhia.

“As estações Itapevi e Carapicuíba (da Linha 8-Diamante), Grajaú e Osasco (da Linha 9-Esmeralda) funcionarão normalmente das 4h às 00h e as demais das 5h às 23h”, informou a CPTM.

S&G

Além da CPTM, a S&G presta serviços para outros órgãos públicos e instituições paulistas. Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Metrô de São Paulo, Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) são alguns dos clientes, de acordo com o site da S&G.

A empresa fornece serviços de portaria, controle de acesso, atendente, ascensorista, serviço de limpeza e recepção.

O Metrópoles não conseguiu localizar a defesa da S&G. O espaço segue aberto para esclarecimentos e manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?