metropoles.com

Funcionário público baleado por PM no litoral tem alta; vídeo

Gravações feitas por moradores do Parque Bitaru, em São Vicente, mostram momento em policial dá dois tiros em Ruan Araújo durante abordagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ruan Araújo é baleado por Policial Militar em São Vicente
1 de 1 Ruan Araújo é baleado por Policial Militar em São Vicente - Foto: Reprodução

Santos – O funcionário público da Prefeitura de São Vicente baleado pela Polícia Militar durante abordagem no último dia 9 no Parque Bitaru teve alta hospitalar nessa quarta-feira (28/2), após passar 21 dias internado. Ruan Ribeiro de Araújo, de 27 anos, foi alvo de dois disparos após se recusar a ser revistado por um policial.

Vídeos feitos por moradores mostram o momento em que o PM atira contra Ruan, diante de dezenas de pessoas, no pé e no tórax. O caso é citado no relatório entregue pela Ouvidoria das Polícias ao Ministério Público de São Paulo contra abusos cometidos durante a 2ª Fase da Operação Escudo, batizada pela Secretaria da Segurança Pública de 3ª Fase da Operação Verão.

Assista:

Ao Metrópoles, Ricardo de Araújo, pai de Ruan, afirma que, após a alta médica, o filho teve uma crise de convulsão nessa quarta-feira (28/2) e precisou ser levado às pressas à Santa Casa de Santos.

“Ele começou a convulsionar do nada, tremendo. Acabei conseguindo segurar ele e deitar ele no sofá. Fomos correndo para o hospital, o médico medicou e ele melhorou. Mas o Ruan está muito abatido, cansado. Foram oito dias em coma, mais um bom tempo no quarto”, afirma Ricardo.

“Ele tinha esse problema de convulsões faz tempo. Mas estava controlado. O que deve ter acontecido é que todo esse estresse faz isso voltar”, completa.

Segundo Ricardo, a equipe médica entendeu que seria arriscado remover o projétil alojado no tórax de Ruan. “Ele passou por uma cirurgia para retirar a bala que estava na perna. Tirou um bom ‘bife’. Mas no caso do tórax, eles acharam que era melhor deixar a bala onde ela está. Seria menos perigoso do que abrir ele todo para tirar. Ele poderia não resistir”, afirma.

Funcionário da Prefeitura

De acordo com a Prefeitura de São Vicente, Ruan ocupa o cargo de coordenador na Secretaria de Serviços Públicos. Ele atua ao lado do pai no projeto “Pra Cima”, voltado à capacitação e oferta de trabalho para desempregados na cidade.

Segundo Ricardo, no momento da abordagem, eles estavam trabalhando na zeladoria do bairro Parque Bitaru, ao lado de outros funcionários. “Eu sou o supervisor desse projeto da prefeitura e ele é o meu coordenador. A gente estava trabalhando”, diz ele.

Abordagem

Nas gravações feitas por moradores, não é possível ver o que acontece antes do primeiro disparo do policial, na perna de Ruan. Mesmo após levar o primeiro tiro, ele segue em pé e continua resistindo à abordagem. Em certo momento, ele parte para cima do policial, que efetua o segundo disparo. O homem, então, cai no chão.

Ricardo aparece nas imagens de bengala, tentando apartar a confusão. É possível vê-lo sendo empurrado pelo PM e caindo no chão após o filho ser baleado.

A versão dos policiais, que consta no boletim de ocorrência, diz que uma equipe fazia patrulhamento “numa comunidade onde ocorre o tráfico de drogas” quando se envolveu em uma ocorrência de desacato, “culminando em disparos de arma de fogo”.

Segundo a versão, Ruan teria dado um tapa no rosto de um dos policiais e tentado tomar sua arma. O PM teria, então, feito um “disparo de advertência” em direção ao solo, que atingiu a perna da vítima.

O policial afirma que, diante da revolta dos populares, se viu cercado e, após Ruan novamente tentar tomar sua arma, efetuou um novo disparo, que atingiu sua axila.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?