metropoles.com

Com o partido alinhado ao Bolsonaro não dá para seguir, diz Frota

Alexandre Frota se desfiliou do Solidariedade após partido anunciar apoio à reeleição de Ricardo Nunes, que busca aliança com Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Alexandre Frota de camisa azula escura de braços cruzados posa sério para foto - Metrópoles
1 de 1 Alexandre Frota de camisa azula escura de braços cruzados posa sério para foto - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – Um dia após estrelar propaganda partidária pelo Solidariedade na TV aberta, o ex-deputado Alexandre Frota pediu para se desfiliar do partido nesta quinta-feira (21/9). Ao Metrópoles ele diz ter sido pego de surpresa com o apoio da legenda à reeleição do prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB), anunciado nessa quarta (20/9).

“Eu tive algumas reuniões com o Paulinho da Força [presidente do Solidariedade] e ele não havia me revelado que ele seguiria com o Ricardo Nunes. E o Ricardo Nunes é Bolsonaro, para mim não dá”, relata Frota à reportagem, se referindo ao cortejo político que Nunes tem feito ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Frota foi o 16º deputado federal mais votado por São Paulo em 2018, com 155.522 votos. Na ocasião, ele se elegeu com o apoio de Bolsonaro e pelo PSL, mesmo partido do então presidente. No entanto, em abril de 2019 começou a tecer críticas a Bolsonaro e, em agosto, foi expulso do partido.

À reportagem, o ex-deputado diz ter sido muito bem acolhido por Paulinho da Força no Solidariedade, mas acrescenta que “não dá pra seguir nessa jornada estando o partido alinhado ao Bolsonaro e ao bolsonarismo”.

Quando foi expulso do PSL em 2019, Frota se filiou ao PSDB, partido pelo qual disputou as eleições passadas como candidato a deputado estadual.

Frota não foi eleito e, logo após o primeiro turno, anunciou sua desfiliação da sigla quando o então governador tucano, Rodrigo Garcia, acenou com apoio a Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo estadual, no segundo turno.

Frota diz que soube de apoio a Nunes pela imprensa

“Ontem eu apareci no horário nobre, hoje eu soube, através dos jornais e sites, do alinhamento do Solidariedade com o Ricardo Nunes, barra, Bolsonaro. E aí tomei a decisão de me desvincular”, diz Frota ao Metrópoles.

A propaganda do partido foi ao ar na noite dessa quarta-feira (20/9) com o ex-deputado ao lado de Paulinho da Força. Horas antes de a gravação ser divulgada, o Solidariedade bateu o martelo sobre o apoio à reeleição de Nunes.

Embora o prefeito esteja cortejando Bolsonaro, o ex-presidente ainda não selou a aliança entre os dois. Conforme apurado pelo Metrópoles, interessa mais a Nunes minar uma eventual candidatura bolsonarista do que, de fato, contar com Bolsonaro em seu palanque eleitoral.

A ideia do prefeito é aglutinar os partidos de direita e centro-direita em torno de sua candidatura para fazer frente ao deputado federal Guilherme Boulos, pré-candidato pelo PSol e que conta com o apoio do presidente Lula e do próprio PT.

Boulos lidera a pesquisa Datafolha para as eleições de 2024 com 32% das intenções de votos, enquanto Nunes aparece em segundo, com 24%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?