Frio: termômetros despencam a 3,5°C na zona sul; Defesa Civil alerta
Durante a madrugada, a menor temperatura absoluta registrada foi em Marsilac, na zona sul; frio continua no estado e na capital
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A manhã desta terça-feira (4/7) começa com termômetros na casa dos 9,8°C na cidade de São Paulo. Durante a madrugada, no entanto, a menor temperatura absoluta registrada foi em Marsilac, na zona sul: 3,5°C. O frio deve permanecer pelo menos até a próxima quinta (6)
Na região central da cidade, os termômetros registram 11,8°C. Não há ocorrência de sensação térmica significativa.
O recorde de madrugada mais fria de 2023 continua sendo o dia 17 de junho, quando os termômetros marcaram média de 8,5°C na capital paulista.
Para o decorrer do dia, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa que haverá predomínio de sol entre poucas nuvens com ligeira elevação das temperaturas no período da tarde.
A máxima deve chegar a 21°C, com percentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 45%. Não há previsão de chuva.
A capital paulista mantém o estado de atenção para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal desde às 11h45 do dia 23/6.
Tendência
A diminuição da quantidade de nuvens nos próximos dias deve manter as madrugadas mais frias, pelo menos até a próxima quinta (6).
Na quarta (5), segundo o CGE, o cenário atmosférico se mantém praticamente igual aos dias anteriores, ou seja, madrugada com termômetros na casa dos 10°C e sensação de frio, principalmente nas regiões mais periféricas da capital paulista.
Os índices de umidade do ar declinam um pouco, com valores mínimos ao redor dos 35%. No período noturno, céu com poucas e sem previsão de chuva.
No estado
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta para baixas temperaturas até quarta-feira (5).
A queda brusca nos termômetros está relacionada a uma massa de ar fria, por isso as mínimas podem variar entre 6°C e 10°C, como é o caso da região da Serra da Mantiqueira, que registrará 6°C.
Na região de São José dos Campos, mínima de 8°C e sensação térmica de 7°C. Na região Metropolitana de São Paulo, a mínima chega a 9°C, com sensação térmica de 6°C.
Na região de Campinas e Sorocaba a mínima deve ficar na casa dos 10°C, com sensação térmica de 6°C. Na região de Itapeva e Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 10°C, com sensação térmica de 7°C.
Em caso de pedido de ajuda, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199.