metropoles.com

Mesmo com frente fria, São Paulo registra 5 focos ativos de incêndio

Frente fria chegou no estado nesta sexta-feira (27/9). Na manhã de sábado (28/9), Defesa Civil apontou 5 municípios com incêndios ativos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Defesa Civil
Frente fria chegou no estado nesta sexta-feira (27/9). Na manhã de sábado (28/9), Defesa Civil apontou 5 municípios com incêndios ativos - Metrópoles
1 de 1 Frente fria chegou no estado nesta sexta-feira (27/9). Na manhã de sábado (28/9), Defesa Civil apontou 5 municípios com incêndios ativos - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Defesa Civil

São Paulo — Uma nova frente fria alcançou o estado de São Paulo nesta sexta-feira (27/9), trazendo fortes rajadas de vento e pancadas generalizadas de chuva. Mesmo assim, a Defesa Civil identificou 5 municípios com focos ativos de incêndio neste sábado (28).

As queimadas acontecem em Bananal, na região do Vale do Paraíba; em Nazaré Paulista e Ipeúna, na região de Campinas; em Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto; e em Jaú, na região de Bauru.

A defesa afirma que duas aeronaves de asa fixa e 2 aeronaves de asa rotativa estão sendo usadas no combate ao fogo. Bananal está com uma de cada, Nazaré Paulista está com uma rotativa e Ipeúna com uma fixa.

Na manhã de sexta-feira, 13 focos ativos foram registrados no estado. Ao longo do dia, o número diminuiu para 6, após a chuva que caiu.

Segundo a Climatempo, mesmo com a chegada da frente fria, o tempo se manterá abafado, com temperaturas acima de 30ºC em todas as regiões, menos no litoral paulista.

Prevenção e cuidado

Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil do Estado, em colaboração com as Defesas Civis Municipais, implementa diversas medidas preventivas, incluindo vistorias nas áreas mais vulneráveis às queimadas, a construção de aceiros e o reforço nas campanhas de conscientização direcionadas à população.

Ainda são destacadas medidas que devem ser adotadas pela população na prevenção de incêndios:

  • não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
  • não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
  • não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
  • não queimar lixo;
  • não soltar balão.

A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.

A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, é preciso informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?