Mesmo com frente fria, São Paulo registra 5 focos ativos de incêndio
Frente fria chegou no estado nesta sexta-feira (27/9). Na manhã de sábado (28/9), Defesa Civil apontou 5 municípios com incêndios ativos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma nova frente fria alcançou o estado de São Paulo nesta sexta-feira (27/9), trazendo fortes rajadas de vento e pancadas generalizadas de chuva. Mesmo assim, a Defesa Civil identificou 5 municípios com focos ativos de incêndio neste sábado (28).
As queimadas acontecem em Bananal, na região do Vale do Paraíba; em Nazaré Paulista e Ipeúna, na região de Campinas; em Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto; e em Jaú, na região de Bauru.
A defesa afirma que duas aeronaves de asa fixa e 2 aeronaves de asa rotativa estão sendo usadas no combate ao fogo. Bananal está com uma de cada, Nazaré Paulista está com uma rotativa e Ipeúna com uma fixa.
Na manhã de sexta-feira, 13 focos ativos foram registrados no estado. Ao longo do dia, o número diminuiu para 6, após a chuva que caiu.
Segundo a Climatempo, mesmo com a chegada da frente fria, o tempo se manterá abafado, com temperaturas acima de 30ºC em todas as regiões, menos no litoral paulista.
Prevenção e cuidado
Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, em colaboração com as Defesas Civis Municipais, implementa diversas medidas preventivas, incluindo vistorias nas áreas mais vulneráveis às queimadas, a construção de aceiros e o reforço nas campanhas de conscientização direcionadas à população.
Ainda são destacadas medidas que devem ser adotadas pela população na prevenção de incêndios:
- não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
- não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
- não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
- não queimar lixo;
- não soltar balão.
A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.
A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, é preciso informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).