metropoles.com

“Frente ampla” vira xadrez para Nunes acomodar aliados no 1º escalão

Além de abrigar aliados, escolhas do prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), podem mudar a configuração da base aliada na Câmara Municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ettore Chiereguini/Especial Metrópoles @chiereguini.e
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)
1 de 1 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) - Foto: Ettore Chiereguini/Especial Metrópoles @chiereguini.e

São Paulo — A menos de um mês de iniciar o novo mandato, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) enfrenta um “jogo de xadrez” para abrigar aliados que  integraram a coligação na disputa à reeleição. Após reunir 10 partidos em torno de sua candidatura, Nunes busca equilibrar as  demandas de parte dos aliados por espaços no primeiro escalão.

A demora em definir os nomes tem gerado apreensão e irritado alguns aliados, de acordo com relatos ouvidos pelo Metrópoles. Com um apoio tímido durante a eleição, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem se envolvido na montagem do novo secretariado e as indicações do PL partem de Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla.

Nesta semana, o PL indicou o nome do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em fim de mandato, para compor a gestão Nunes. O fato de a indicação ter partido da cúpula nacional da legenda desagradou o diretório local do partido.

A tendência é que Machado fique com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente, que atualmente já está com o PL, sob o comando de Rodrigo Ravena.  O vice-prefeito eleito, coronel Mello Araújo (PL),  deve assumir a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos. Vinculada à Casa Civil, a pasta cuida dos programas voltados à Cracolândia, entre outras funções.

Além da vice e do Verde e Meio Ambiente, o PL ainda reivindica a pasta da Educação — desejo reforçado pela ala mais ideológica eleita para a Câmara Municipal, composta por nomes como Lucas Pavanato, Zoe Martínez e Sonaira Fernandes.

A Educação, no entanto, é tratada como uma escolha pessoal do prefeito. Um dos nomes ventilados é o do ex-deputado federal Enrico Misasi (MDB), atual secretário executivo de Relações Institucionais da Prefeitura. Outra pasta cotada para o MDB é a de Esportes.

Além de abrigar os partidos aliados, interlocutores afirmam que Nunes precisa incluir nos cálculos  a nomeação de alguns vereadores eleitos para a próxima legislatura, o que abriria cadeiras para suplentes alinhados e aumentaria a base na Câmara Municipal, que não lhe confere a maioria.

Transporte, habitação e subprefeituras disputados

O vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) é cotado para assumir a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, por indicação do presidente da Câmara, Milton Leite.

Teixeira era um dos nomes preferidos do Executivo municipal para a sucessão de Leite na presidência, mas o cacique prefere indicá-lo à Prefeitura ao mesmo tempo em que tenta emplacar o afilhado Silvão no comando da Casa. O União Brasil deseja ter de duas a três secretarias na gestão municipal, além de subprefeituras.

A Secretaria das Subprefeituras, uma das mais importantes da gestão, está entre as mais disputadas pelos partidos, já que o atual titular, Alexandre Modonezi, deve sair. Segundo aliados, o PSD de Gilberto Kassab pode herdar a pasta, com um possível convite para que seja comandada por Marcos Penido.

Penido já ocupou cargos na gestão municipal e estadual. Atualmente, é secretário executivo de Governo no Estado, sendo o  braço direito de de Kassab no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A eventual ida de Penido para a prefeitura agradaria a ala do Palácio dos Bandeirantes que deseja diminuir a influência de Kassab no governo paulista.

Outros quadros do PSD cotados para postos-chave na administração municipal são os vereadores Rodrigo Goulart e Carlos Bezerra.

Do lado do Republicanos, o objetivo é manter a Secretaria de Habitação, hoje ocupada pelo ex-deputado Milton Vieira. A cadeira, no entanto, também está na mira do União Brasil e do PP. Além da Habitação, o PP também pressiona para ocupar a Secretaria de Transporte.

Na última semana, a prefeitura anunciou oficialmente a advogada Luciana Sant’Ana Nardi como a nova Procuradora-Geral do Município (PGM). Ela assume a vaga de Marina Magro Berninghs Martinez, que morreu no dia 5 de novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?