metropoles.com

Frei David denuncia ter sofrido racismo em abordagem da PM de SP

Frei David, diretor da Educafro e um dos principais nomes do movimento negro, denuncia ter sofrido racismo em abordagem da PM de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Frei David, diretor da Educafro
1 de 1 Frei David, diretor da Educafro - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Diretor da Educafro, Frei David denuncia ter sofrido racismo durante uma ação da Polícia Militar (PM), no centro de São Paulo, na noite de domingo (18/12). Segundo afirma, ao filmar uma abordagem a um morador de rua, os policiais teriam tentado intimidá-lo e chegaram a sugerir que ele estaria com celular roubado.

Frade franciscano e um dos principais nomes do movimento negro no Brasil, Frei David relata que decidiu filmar a ação de PMs após ver um grupo “encurralando um morador de rua”, próximo ao Theatro Municipal. O caso aconteceu por volta das 18h30.

Abordagem

Incomodados, os policiais militares teriam se voltado contra Frei David, o encarado “de forma hostil” e tentado impedir a gravação, de acordo com a denúncia. “Coloque as mãos para trás e não fale”, teria dito um dos agentes.

Mesmo depois de liberar o morador de rua, a abordagem ao frade continuou. Os agentes teriam ordenado que ele entregasse os documentos e até o código do celular. “Insatisfeitos, os policiais exigiram que o requerente informasse a IMEI do seu smartphone, tentando insinuar que era um ladrão de celular”, relata.

Frei David denuncia racismo
Frei David denuncia racismo

Racismo

A ocorrência foi informada à Ouvidoria das Polícias e ao Ministério Público de São Paulo, órgão responsável por fazer o controle externo das corporações. “A abordagem policial ao requerente teve unicamente o objetivo de intimidá-lo”, diz a denúncia do frade.

“O requerente se perguntou se a suspeita dos policiais se fundou no fato de ser negro e estar filmando a abordagem de um morador de rua branco. Se se tratasse de um branco rico iriam abordá-lo como abordaram o requerente?”

Em nota, a PM afirma que aguarda a denúncia ser relatada oficialmente à corporação. “Uma vez formalizada, terá todas as circunstâncias apuradas por meio da Corregedoria da Instituição”, diz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?