metropoles.com

Fraude do botox: clínica é investigada por pedidos de reembolso

Juiz cita enriquecimento ilícito em caso de clínica médica que fraudaria diagnósticos para conseguir reembolso de aplicação de botox

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Mãos de médica aplicando botox em testa de paciente - Metrópoles
1 de 1 Mãos de médica aplicando botox em testa de paciente - Metrópoles - Foto: Pexels

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu liminar suspendendo o repasse da seguradora de saúde Sulamérica a uma clínica suspeita de fraudar pedidos de reembolso de aplicações de botox. De acordo com a denúncia, a TKM Clínica Médica, localizada em Cotia, na Grande São Paulo (SP), realizava procedimentos estéticos e registrava como tratamento de saúde.

O processo, analisado pelo juiz Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, aponta que a clínica “indicando patologias inexistentes vinculadas ao bruxismo para obter previsão no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), realiza aplicações de botox para fins estéticos, fraudando o plano e promovendo obtenção de repasse de reembolso indevido”. O magistrado vê possibilidade de “enriquecimento ilícito da requerida”.

Uma atendente explicava aos pacientes como funcionava o esquema. O caso foi revelado pelo Uol e confirmado pelo Metrópoles.

Depois da autorização dos pacientes, os dentistas emitiriam relatórios falsos diagnosticando bruxismo, um transtorno em que a pessoa aperta os dentes, principalmente durante o sono. Tratamentos para esse tipo de condição são cobertos pelo plano de saúde, diferentemente da aplicação de botox para fins estéticos.

No esquema, os pacientes repassavam à clínica o login e senha para acesso ao portal da Sulamérica. Assim, a clínica poderia monitorar o reembolso feito pela seguradora.

O Metrópoles entrou em contato com a TKM e o espaço segue aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?