metropoles.com

Fotógrafa morta: clínica é fechada e Conselho investiga biomédica

Clínica onde Roberta Correa faria endolaser não tinha autorização para realizar procedimentos estéticos; enterro acontece nesta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida de Roberta Correa. Ela é uma mulher branca e cabelas longos, e segura uma câmera fotográfica na mão direita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Roberta Correa. Ela é uma mulher branca e cabelas longos, e segura uma câmera fotográfica na mão direita - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — A clínica onde a fotógrafa Roberta Correa, de 44 anos, teve complicações após tomar anestesia não tinha autorização para realizar procedimentos estéticos, segundo a Prefeitura de Cosmópolis, no interior de São Paulo. Ela morreu na última sexta-feira (13/10).

Na quarta-feira (11/10), a Vigilância Sanitária Municipal fechou a clínica. Segundo o órgão, “constatou-se a ausência de autorização e liberação sanitária dos procedimentos estéticos que vinham sendo realizados no estabelecimento comercial”.

Roberta seria submetida a um procedimento com endolaser, técnica para remoção de gordura localizada, e passou mal logo após receber a anestesia, segundo a família. Ela foi socorrida na Santa Casa de Misericórdia na tarde de segunda-feira (9/10), onde ficou internada por cinco dias.

Profissionais investigadas

O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região informou que iniciará uma sindicância interna para apurar supostas infrações cometidas no procedimento estético realizado na fotógrafa.

Em nota, o órgão disse que a profissional Vanuza de Aguilar Takata, responsável pelo procedimento, “é biomédica regularmente inscrita nesta autarquia”. Segundo a biomédica, não foi ela quem aplicou a anestesia, e o procedimento nem sequer foi realizado.

Em relação à profissional que aplicou a anestesia, o conselho afirmou que não dispõe de qualquer informação por parte das autoridades e ainda não sabe se ela possui formação em biomedicina. “Em havendo a confirmação, será aberta a sindicância interna.”

Família questiona conduta

Paola Eliza Lück de Paula, prima de Roberta, afirmou que a clínica continuou com o procedimento mesmo após a fotógrafa alegar mal-estar.

5 imagens
Morte da fotógrafa Roberta Correa comoveu Cosmópolis (SP)
Fotógrafa era casada e deixa dois filhos
Segundo familaires, Roberta Correa morreu após procedimento estético
Fotógrafa Roberta Correa, 44 anos, era moradora de Cosmópolis
1 de 5

Prefeitura de Cosmópolis publicou nota de pesar pela morte da fotógrafa

Reprodução/Redes Sociais
2 de 5

Morte da fotógrafa Roberta Correa comoveu Cosmópolis (SP)

Reprodução/Redes Sociais
3 de 5

Fotógrafa era casada e deixa dois filhos

Reprodução/Redes Sociais
4 de 5

Segundo familaires, Roberta Correa morreu após procedimento estético

Reprodução/Redes Sociais
5 de 5

Fotógrafa Roberta Correa, 44 anos, era moradora de Cosmópolis

Reprodução/Redes Sociais

 

“Ela começou a sentir calafrio e, pelo que a gente sabe, a esteticista falou que era normal”, disse a prima de Roberta. “Começou o procedimento e, logo depois, acredito que sentindo dores ou convulsionando, ela pediu para parar.”

O caso é investigado pela Delegacia de Cosmópolis como suspeita de homicídio culposo.

Enterro da fotógrafa

Paola Eliza afirmou, ainda, que a família aguarda o resultado do laudo para tentar entender se houve negligência.

“Não tem nem como explicar como a gente está se sentindo. É muito triste saber que uma vida se foi por uma situação tão banal, tão boba. É isso o que a gente quer entender. Foi negligência? Foi imprudência? Foi falta de socorro no momento certo? A gente está esperando o laudo”, diz a mulher.

O corpo de Roberta Correa está sendo velado nesta segunda-feira (16/10) em Cosmópolis. O sepultamento está previsto para as 14h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?