Temporal alaga vias, derruba árvores e paralisa trens e metrô em SP
Prefeitura da capital suspendeu o rodízio de veículos devido ao temporal; Grande SP registrou 132 chamados para enchentes nesta terça
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O temporal que atinge a região metropolitana de São Paulo na tarde desta terça-feira (7/2) causa alagamentos, enchentes e afeta linhas da CPTM e do Metrô.
De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros, até por volta das 16h50, houve 132 chamados para enchentes na Grande São Paulo, além de 13 chamados para queda de árvores.
A prefeitura de São Paulo informou que o rodízio municipal de veículos foi suspenso para o período da tarde desta terça-feira, em razão da chuva que atingiu a cidade.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, a cidade registrava, às 17h, 43 pontos de alagamento, dos quais 29 intransitáveis. A região mais afetada é a zona leste, que ficou em estado de alerta por um período.
Segundo o CGE, o Rio Verde, em Itaquera, transbordou por volta das 14h.. Outras regiões atingidas da zona leste foram Itaquera, São Miguel, Carrão e Cidade Ademar.
No centro, o canteiro de obras da futura Estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja de metrô, ficou alagado. A concessionária responsável informou que não houve nenhum dano às obras.
Até o fechamento desta reportagem, não havia registro de vítimas.
Pelas redes sociais, moradores postaram vídeos e fotos mostrando os estragos causados pela chuva. A avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Butantã, foi uma das que ficaram alagadas na tarde desta terça.
No Ipiranga, zona sul, o temporal causou uma forte enxurrada próximo à avenida Nazaré.
A avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste, também ficou tomada pela água.
Outra via alagada pela chuva foi a avenida República do Líbano, na região de Moema, zona sul.
A cidade de Osasco, na região metropolitana, também foi bastante afetada. As ruas do centro ficaram intransitáveis.
Um vídeo feito por um morador mostra veículos submersos na água, também em Osasco.
Transporte público
Por volta das 15h45, a circulação de trens da Linha 4-Amarela foi interrompida entre as estações São Paulo -Morumbi e Vila Sônia devido a alagamento. A concessionária informou que o sistema Paese foi acionado.
Já os trens da Linha 7-Rubi da CPTM circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Franco da Rocha e Jundiaí, também devido a alagamento.
A circulação dos trens da linha 8-Diamante foi prejudicada na tarde desta terça-feira. Até por volta das 16h, os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.
Segundo a ViaMobilidade, o motivo foi o alagamento na região da estação Quitaúna.
Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, linhas da EMTU também foram afetadas no sentido São Paulo.
Em Osasco, as fortes chuvas causaram alagamento no Terminal Luiz Bortolosso, paralisando temporariamente a operação de diversas linhas.