Fora do 2º turno, PT fracassa em berço de Lula
Apesar de investimentos do PT na região onde Lula iniciou sua vida política, a legenda viu seu candidato à Prefeitura ficar em 3° lugar
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — As eleições em São Bernardo do Campo, no ABC, eram vistas com prioridade pelo Partido dos Trabalhadores. A cidade é reduto político de Lula, onde o presidente iniciou sua vida sindical. Apesar disso, o candidato do partido, Luiz Fernando, não conseguiu avançar para o segundo turno, terminando a votação com um pouco mais de três pontos atrás do segundo colocado, o deputado federal Alex Manente (Cidadania).
O PT comandou São Bernardo por 24 anos, mas há oito o PSDB, com Orlando Morando, está à frente da administração da cidade.
Em entrevista ao Metrópoles, antes do primeiro turno, Luiz Fernando destacou que o seu partido entendia a importância da eleição na cidade e estava dando toda a atenção. A campanha do petista recebeu mais de R$ 3,4 milhões do partido.
Apesar do empennho que o candidato afirmou ter em sua campanha, ele reconheceu que a disputa atual era uma das “eleições mais difíceis” da história da cidade.
O petista contava com a participação presencial de Lula na reta final, o que não aconteceu. O presidente cancelou, inicialmente, uma agenda que teria com o candidato por causa de compromissos internacionais.
Depois disso, a equipe de Luiz Fernando teve que recorrer a outras lideranças políticas para fazer campanha na cidade.
O candidato chegou a receber ministros e até o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Contudo, o efeito esperado não foi confirmado. Agora, o PT se vê longe do poder da cidade por pelo menos os próximos quatro anos.