metropoles.com

Flávio assume defesa de dono de instituto que cravou vitória de Bolsonaro no 1º turno

Senador Flávio Bolsonaro passou a defender dono de instituto que destoou em pesquisas em 2022 e previu vitória do ex-presidente no 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Senado Federal
Foto colorida do senador Flávio Bolsonaro sentado, de terno e gravata no auditório do Senado - metrópoles
1 de 1 Foto colorida do senador Flávio Bolsonaro sentado, de terno e gravata no auditório do Senado - metrópoles - Foto: Divulgação/Senado Federal

O senador Flávio Bolsonaro (PL) assumiu a defesa do empresário José Carlo Nogueira Cademartori, dono de um instituto que destoou das demais pesquisas às vésperas do primeiro turno das eleições de 2022, e previu uma vitória larga, por mais de 15 pontos, do então presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula.

O parlamentar ganhou procuração para defender um dos institutos de pesquisa de Cadematori em uma briga contra o Partido Verde (PV) por R$ 633 mil. Segundo o empresário, a quantia deveria ter sido paga por uma pesquisa feita em 2012, durante as eleições municipais em Tocantins.

O processo se arrasta há anos, e Flávio ganhou procuração para atuar pela empresa no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 19 de junho. Esta é a última movimentação do processo, que ainda não tem decisão da Corte. A advogada Andrea Nascimento Souza Brito, que atua pelo instituto desde o início do processo, na Justiça de Tocantins, não se pronunciou sobre a contratação do senador.

Nas eleições de 2022, um dos institutos de pesquisa de Cadermatori divulgou uma polêmica apuração, em outubro, antes do primeiro turno, que dava a Bolsonaro 45,4% das intenções de votos contra 30,9% de Lula. Neste cenário, o então presidente teria votação maior do que a soma de todos os outros, e venceria em primeiro turno.

O instituto foi um dos vários que declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) financiar suas próprias pesquisas. No caso daquela que deu vitória em primeiro turno, o preço foi de R$ 30 mil. Em 26 de outubro, uma pesquisa de segundo turno do mesmo instituto também dava vitória a Bolsonaro por 48% contra 41% dos votos de Lula.

Procurado pelo Metrópoles, o senador Flávio Bolsonaro não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?