metropoles.com

Após recorde de frio, final de semana volta a ser quente em São Paulo

Termômetros devem registrar máximas em torno de 30ºC no final de semana na capital. Início de setembro será marcado por nova onda de calor

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/ Metrópoles
Termômetros devem registrar máximas em torno de 30ºC no final de semana em São Paulo. Início de setembro será marcado por nova onda de calor - Metrópoles
1 de 1 Termômetros devem registrar máximas em torno de 30ºC no final de semana em São Paulo. Início de setembro será marcado por nova onda de calor - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/ Metrópoles

São Paulo — Com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, a virada do mês de agosto para setembro será quente em São Paulo. As máximas do final de semana devem estar em torno de 30ºC na capital paulista.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as madrugadas de sábado (31/8) para domingo (1/9) e de domingo para segunda-feira (2/9) serão mais amenas do que foram na última semana. As tardes serão quentes e o sol se manterá entre poucas nuvens. O ar seco ganhará mais força.

A previsão do tempo para sábado é de temperatura mínima aos 14ºC e máxima aos 28ºC, com umidade em torno de 30%. No domingo, a mínima se mantém em 13ºC e a máxima sobe para 30ºC; a umidade do ar pode chegar a 23%.

O calor se manterá durante a próxima semana, devido a uma nova massa de ar quente e seco que se estabelecerá no Brasil a partir de segunda-feira (2/9), de acordo com o Climatempo. A onda de calor será mais duradoura do que é normalmente nessa época do ano, podendo durar até a segunda quinzena do mês em alguns lugares.

Termômetros devem registrar máximas em torno de 30ºC no final de semana em São Paulo. Início de setembro será marcado por nova onda de calor - Metrópoles
Após recorde de frio, final de semana volta a ser quente em São Paulo

O portal aponta que a primeira frente fria forte de setembro deve avançar apenas a partir do dia 19. Até lá, grande parte do Brasil pode enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar.

No interior de São Paulo, algumas cidades poderão registrar umidade do ar abaixo dos 12%. O Climatempo analisa que esta pode ser a onda de calor mais forte de 2024, em termos de duração e de temperaturas.

Temperatura mínima recorde

Na terça-feira (27/8), a região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, registrou temperatura mínima recorde em 2024 de -1,7ºC, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A menor temperatura registrada na capital paulista foi na estação de Marsilac, às 7h.

Segundo o CGE, o distrito marcou -1°C. A marca supera a menor mínima absoluta registrada em 13 de agosto também em Parelheiros, de 1ºC. Por volta de 7h da manhã, os termômetros marcaram 5°C em média na capital. A região central está com 8°C.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?