Fim de semana do feriado terá chuvas fortes na capital e no interior
Segundo a Defesa Civil, há condições para formação de temporais no estado a partir desta sexta (15/11), feriado da Proclamação da República
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O feriado da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira (15/11), será marcado por muitas chuvas em todo o estado de São Paulo, principalmente no interior. Entre esta sexta e sábado (16/11), há condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Na capital paulista, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a previsão para esta sexta é de chuva na forma de pancadas de moderada a forte a partir da tarde, o que eleva o risco de alagamentos, enchentes e transbordamentos de rios e córregos, tanto na capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo.
Os modelos de previsão do tempo indicam que as precipitações mais significativas se intensificam no sábado, em decorrência do fluxo de umidade da região centro-norte do país, associado a uma frente fria praticamente estacionária na altura da Região Sudeste.
Segundo o CGE da prefeitura, na cidade de São Paulo, o sábado deve começar com tempo instável e chuvoso desde a madrugada com a possibilidade de se manter na maior parte do dia. Como são esperados volumes elevados de chuva, há possibilidade de deslizamentos de terra, além de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e quedas de árvores.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, as regiões do Vale do Paraíba, São José dos Campos, Baixada Santista, Litoral Norte, São José do Rio Preto, Araçatuba, Vale do Ribeira, Itapeva e Região Metropolitana de São Paulo devem registrar acumulados mais baixos no fim de semana, porém, não são descartados momentos de fortes chuvas.
No domingo (17/11), o dia será mais estável no estado, sem condições para chuvas significativas, apenas de variação de nebulosidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira, com validade até as 10h deste sábado. Há risco potencial de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, segundo o instituto.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil do estado recomenda que se evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. O órgão ainda sugere que as pessoas jamais adentrem áreas alagadas ou com enxurradas. Segundo a recomendação, uma lâmina de 15 cm de água pode arrastar uma pessoa, e uma de 30 cm, um automóvel.
Ao ouvir um trovão, deve se procurar um local coberto. Para quem reside em áreas de encosta, devem ser observados os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento, é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Em caso de rajadas de vento, é preciso atenção. A partir de 75 km/h, há risco elevado de queda de árvores e danos em construções. Nesses casos, recomenda-se procurar um abrigo seguro, evitando árvores, coberturas metálicas frágeis e estruturas feitas por materiais perfurantes, como vidros. Ao dirigir, é necessário evitar se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis.
Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado: para sair, não se deve tocar nas partes metálicas do automóvel e é preciso pisar com os dois pés no chão. Depois, recomenda-se o afastamento de pelo menos 10 metros do local da queda aos pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo.