Filhotes de leão nascem no Zoológico de SP após análise genealógica
O casal Django e Amira deram à luz a dois filhotes de leão no Zoológico de SP. Análise genealógica mostrou que os animais não têm parentesco
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O casal Django e Amira deram à luz a dois filhotes de leão no Zoológico de São Paulo. Os animais só puderam se aproximar após a equipe de biólogos analisar a árvore genealógica e afastar a possibilidade de parentesco.
A mãe e os filhotes continuam isolados, sob cuidados da maternidade do parque. Mesmo assim, a nova família de leões virou atração em São Paulo. Nesse sábado (21/1), foi a primeira vez que os visitantes puderam acompanhar as interações entre os leõezinhos por um telão.
A medida respeita o hábito das leoas de se isolarem por alguns meses para ficar dedicada aos cuidados dos bebês nas primeiras etapas de vida.
O pai, Django, foi trazido da Dinamarca em 2016. A mãe, Amira, nasceu em maio de 2018 em São Paulo. A história do casal começou em julho de 2022, quando as equipes do zoológico decidiram aproximá-los.
Análise genealógica
Para aumentar a família de leões, foi necessário estudar a origem dos pais. A equipe usou uma plataforma com dados on-line de animais selvagens sob cuidados humanos. A tecnologia atende mais de mil zoológicos, aquários e associações em 90 países.
“Só conseguimos realizar essa análise porque somos membros do Species360, uma plataforma científica de gerenciamento de dados”, contou o biólogo-chefe Ariel Tandello à Veja São Paulo. “Dessa forma, nascem filhotes geneticamente saudáveis e que poderão dar sequência a programas de conservação”.
Visitas
O Zoológico de São Paulo completa 65 anos em 2023. Com sucesso na reprodução de 15 espécies de felinos, a instituição é considerada referência no tema e na preservação desses animais.
Localizado na Avenida Miguel Stefano, na zona sul, o Zoológico abre todos os dias, das 8h às 18h, em janeiro, e das 8h às 17h, a partir de fevereiro. Os ingressos custam R$ 69,90 (inteira) e R$ 34,95 (meia).