metropoles.com

Filhote de jacaré-de-papo-amarelo é devolvido à natureza em SP; veja

Animal foi encontrado em tanque de peixes em Presidente Prudente; resgatado pela Polícia Ambiental, ele foi solto no Rio Aguapeí, em Lucélia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
foto colorida de jacaré-de-papo-amarelo sendo devolvido à natureza no município de Lucélia (SP) após ser encontrado em uma piscicultura - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de jacaré-de-papo-amarelo sendo devolvido à natureza no município de Lucélia (SP) após ser encontrado em uma piscicultura - Metrópoles - Foto: null

São Paulo — O filhote de um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado pela Polícia Militar Ambiental e libertado em um trecho do Rio Aguapeí, no município de Lucélia, interior de São Paulo.

O animal foi encontrado, na segunda-feira (27/11), em uma piscicultura às margens da Rodovia SP 425, em Presidente Prudente. O local é composto por grandes tanques para a criação de peixes.

A suspeita é de que o filhote tenha se deslocado até os reservatórios, que ficam na altura do chão, para se alimentar. Após ser avistado, o réptil foi retirado do local pelos policiais ambientais.

Como estava em boas condições de saúde, o filhote de jacaré foi solto no Rio Aguapeí.

Segundo a Polícia Ambiental, o jacaré-de-papo-amarelo mede entre 2 e 3 metros. Animais adultos tendem a ser de cor verde-oliva, enquanto os filhotes são mais amarronzados, com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula.

Esse tipo de jacaré habita as margens de rios, brejos e riachos e se alimentam de mamíferos, peixes, aves, répteis, crustáceos, insetos e moluscos. São conhecidos por esse nome pois, durante a fase do acasalamento, ficam com área do papo amarelada.

Aves em cativeiro

Também foram soltas pela Polícia Ambiental nessa segunda-feira nove aves silvestres encontradas em uma residência do Parque Cedral, em Presidente Prudente.

foto colorida de ave silvestres em gaiolas diante de viatura da Polícia Militar Ambiental; pássaros estavam em cativeiro e foram soltos - Metrópoles
Nove aves silvestres foram resgatadas de uma casa em Presidente Prudente

O dono da casa, um homem de 72 anos, acompanhou a vistoria dos policiais. No local, havia nove pássaros — sendo quatro canários-da-terra-verdadeiros, dois coleirinhos-papa-capim, um melro, uma graúna e um azulão-verdadeiro.

O homem admitiu não ter documentação que permitisse a manutenção das aves em sua casa e, por isso, foi multado em R$ 4,5 mil por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa.

Os pássaros foram soltos e as gaiolas, destruídas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?