Filho de imigrantes e pioneiro da ESPN: quem era Antero Greco
Antero Greco morreu nesta quinta-feira (16/5), aos 69 anos; o jornalista esportivo teve passagens pelo Estadão, ESPN e outros veículos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O jornalista Antero Greco, de 69 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (16/5), em São Paulo. Ele tratava um câncer na cabeça e estava internado na unidade Mirante do Hospital Beneficência Portuguesa, no bairro Bela Vista, no centro da capital.
Nascido em 2 de junho de 1954 no bairro do Bom Retiro, Antero Greco era filho de imigrantes italianos. Formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e começou a carreira em 1974, como revisor do jornal O Estado de S.Paulo.
Em 1994, começou a trabalhar na ESPN, onde participou da criação do programa Futebol no Mundo e compôs a primeira equipe de transmissão do canal ao lado do narrador Nivaldo Prieto e dos repórteres Paulo Calçade e Gilvan Ribeiro.
Ataques de risos
No mesmo ano, passou a participar do SportsCenter e começou a parceria com o narrador e apresentador Paulo Soares, o Amigão. A dupla caiu no gosto do público pela descontração com que conduzia o programa, ao longo de mais de duas décadas.
Eles viralizaram na internet diversas vezes pelos frequentes ataques de risos causados principalmente por nomes engraçados de atletas mencionados nas matérias e eventuais cacofonias.
Palmeirense assumido, o jornalista sempre foi reconhecido pelo profissionalismo com o qual sempre tratou a cobertura dos clubes.
Além da ESPN e do Estadão, Antero Greco também teve passagens marcantes das redações do SBT, Folha de S.Paulo, Band e Diário Popular, além do extinto jornal Popular da Tarde.
Na Band, participava das transmissões de jogos do Campeonato Italiano como comentarista. À época, Antero era um dos maiores especialistas do futebol da Itália no Brasil.
O jornalista ainda cobriu, in loco, as Copas do Mundo de 1982, 1986, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.
Mal-estar ao vivo
Em setembro de 2022, Antero passou mal ao vivo durante uma edição do SportsCenter. Na ocasião, o apresentador Felipe Motta teve que chamar o intervalo às pressas.
Depois, o jornalista admitiu que aquela foi a primeira manifestação pública da doença. Ele contou que havia descoberto o tumor na cabeça meses antes do episódio.
Antero Greco voltou ao trabalho na ESPN em maio de 2023, após realizar sessões de radioterapia e quimioterapia, permanecendo na emissora até o começo deste ano.
O jornalista deixa esposa, dois filhos e dois netos.
Antero Greco será velado nesta quinta-feira, a partir das 12h, no Cemitério do Redentor, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O enterro será realizado no mesmo local às 16h.