Festa da Achiropita, no Bixiga, vira manifestação da cultura nacional
A festa é realizada em agosto no bairro do Bixiga, que tem forte tradição cultural italiana; lei foi publicada em Diário Oficial esta semana
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Festa de Nossa Senhora Achiropita, no bairro do Bixiga, região central de São Paulo, tornou-se manifestação da cultura nacional. A lei 14.829/2024, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (27/3).
O evento é conhecido como “a maior festa italiana do Brasil” é realizado anualmente durante o mês de agosto.
Diversas barracas são instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto, no Bixiga, para a venda de pratos da culinária italiana, que vão do tradicional espaguete aos antepastos. Há também apresentações artísticas.
A renda arrecadada durante o evento, é revertida para projetos sociais.
Nas redes sociais, a organização da festa disse que a nova lei é um marco histórico que celebra a riqueza e a tradicionalidade da festa. “Estamos radiantes por ver tanto prestígio.Viva a Festa de Nossa Senhora Achiropita! Viva a tradição e cultura 🎶🍝!”, completa o texto.
A comemoração acontece desde 1908 e foi inserida no Brasil pelos imigrantes italianos.
A devoção a Nossa Senhora Achiropita começou no final do século VI na cidade de Rossano, no sul da Itália, a partir de uma imagem da Virgem Maria pintada em uma igreja. Segundo a tradição católica, a pintura foi realizada de forma milagrosa, sem a intervenção de mãos humanas — significado da palavra grega achiropita – que pronuncia-se, em português, “aquiropita”.
No ano passado, o evento recebeu cerca de 200 mil visitantes, segundo a organização.