metropoles.com

Dois feridos em tiroteio no Aeroporto de Guarulhos seguem internados

Vítimas foram atingidas durante ataque de criminosos a empresário rival do PCC em área de desembarque do Aeroporto de Guarulhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
tiro aeroporto
1 de 1 tiro aeroporto - Foto: Reprodução

São Paulo – Duas das três pessoas feridas durante o tiroteio no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na tarde dessa sexta-feira (8/11), continuam internadas no Hospital Geral de Guarulhos, na região metropolitana da capital. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Secretaria da Segurança Pública. O estado de saúde dos dois homens, de 39 e 41 anos, não foi divulgado.

Uma mulher de 28 anos que também foi atingida recebeu atendimento médico e foi liberada ainda nessa sexta. Ela já prestou depoimento à Polícia. As três vítimas foram baleadas na área de desembarque do Terminal 2, onde criminosos usaram fuzis para executar o empresário Vinícius Gritzbach, de 38 anos. Ele foi atingido e não sobreviveu.

Rivalidade com PCC e delação premiada

Gritzbach era um rival do Primeiro Comando da Capital (PCC) e já tinha sido alvo de uma suposta tentativa de atentado no Natal de 2023. O empresário era suspeito de mandar matar dois integrantes da facção, Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e Antônio Corona Neto, o Sem Sangue. Ele chegou a ficar preso, mas ganhou liberdade condicional em junho de 2023 e passou a usar tornozeleira eletrônica.

Como mostrou o Metrópoles, Gritzbach fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), homologado pela Justiça neste ano. Em seu relato, ele fala sobre lavagem de dinheiro para personagens como Cara Preta e Claudio Marcos de Almeida, o Django. Eles foram sócios da empresa de ônibus UpBus, que opera linhas na zona leste da capital e está sob intervenção da Prefeitura paulistana após ter sido alvo de operação por suposta ligação com o PCC.

Nessa sexta, ele voltava de uma viagem com a namorada quando foi surpreendido pela emboscada no aeroporto. A execução foi filmada pelas câmeras de segurança do local.

Pânico em Guarulhos

As imagens mostram o momento em que um carro para na área de desembarque, dois homens encapuzados descem do veículo, vestindo coletes à prova de balas e portando fuzis. Assim que o empresário se aproxima, os assassinos começam a atirar. São 29 disparos, segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles. Pelo menos um deles atingiu o rosto de Gritzbach. O tiroteio provocou pânico e correria entre os passageiros e frequentadores do aeroporto.

Veja o vídeo com o momento em que o empresário é atingido à queima roupa:

Os atiradores entram no carro e fogem do local. Pouco depois, o veículo utilizado no crime foi localizado pela Polícia Militar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?