Feira da Diversidade LGBT+ terá serviços e shows em SP; entrada é de graça
Feira da Diversidade acontece nesta quinta-feira (8/6), das 10h às 21h, no Memorial da América Latina; mais de 50 shows estão confirmados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A 22ª Feira da Diversidade LGBT+, que integra o calendário de atividades da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, acontece nesta quinta-feira (8/6), das 10h às 22h. Mais de 100 expositores vão participar do evento, que é gratuito e acontece pela primeira vez no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da capital.
Um dos estandes da feira será ocupado pelo Tribunal Reginal Eleitoral (TRE) de São Paulo, que vai dar orientação aos eleitores da comunidade LGBT+ e oferecer serviços, entre eles a inclusão do nome social no título de eleitor dos interessados.
De acordo com o TRE, esse direito passou a valer desde 2018, após decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nome social é a designação pela qual a pessoa transgênero, travesti ou não-binária é reconhecida socialmente — não se confunde com apelidos.
Nas eleições do ano passado, 37.646 pessoas no Brasil estavam aptas a votar com nome social. Em São Paulo, eram 10.035, o equivalente a 26,66% do total do país.
Outros estandes da feira terão representantes de instituições ligadas à cultura, saúde, direitos humanos e igrejas inclusivas. Barracas de artesanato, gastronomia e produtos com temática LGBT+ também marcam presença no evento.
Mais de 50 shows
Mais de 50 atrações artísticas vão se apresentar no Palco da Diversidade LGBT+, segundo os organizadores. Entre os destaques estão Lumy Arte, As Rainhas da Pisadinha, Hannah Deggy Bancks, Ticcy Loretto e Lorenzo Zimon.
Todo o evento terá recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como intérpretes de libras, audiodescrição e área reservada.